O homem foi candidato a vereador pelo PL em Rio do Sul, em 2020, mas não se elegeu. Dono de carro que explodiu na frente do STF foi candidato a vereador pelo PL, diz polícia
Francisco Wanderley Luiz, 59 anos, autor das explosões perto do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, foi preso em flagrante por contravenção em 2012. A informação consta no site do divulgacand, que reúne antecedentes criminais de candidatos no país. O homem foi candidato a vereador pelo PL em Rio do Sul, em 2020, mas não se elegeu.
Conhecido por ‘TiÜ França’, Francisco Wanderley Luiz era natural de Rio do Sul, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, e morreu no ataque. Ele era filiado ao PL, mas não estava mais atuando ativamente no partido.
Conforme o STF, as explosões ocorreram na noite de quarta-feira (13), em um intervalo de cerca de 20 segundos (leia mais abaixo).
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
A Polícia Militar do Distrito Federal fez uma varredura, na manhã desta quinta-feira (14), na Praça dos Três Poderes. Por conta disso, as atividades no Supremo e na Câmara foram suspensas até o meio-dia. Já o Senado decidiu cancelar o expediente.
Em Rio do Sul (SC), os agentes foram até Rio do Sul cumprir um mandado de busca e apreensão no endereço ligado ao catarinense. No local há um trailer onde funcionava um chaveiro e uma casa.
1 – Foram quantas explosões?
Não havia um número exato de explosões até a última atualização desta reportagem. Porém, é possível afirmar que foram dois eventos principais com explosões, em um intervalo de 20 segundos. Primeiro, às 19h30, em um carro estacionado no Anexo IV da Câmara dos Deputados. Na sequência, outra explosão que matou um homem em frente ao STF.
3 – Quais artefatos foram usados?
Até a última atualização desta reportagem, não havia informações oficiais sobre quais tipos de artefatos explosivos foram usados pelo homem. O esquadrão antibombas foi acionado e fez uma varredura nos locais.
No porta-malas do veículo do homem foram encontrados materiais parecidos com explosivos e tijolos, além de outros objetos. Também foram registradas imagens com fogo e fumaça no veículo. Parte das explosões no carro se parecia com fogos de artifício.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Veja mais notícias do estado em g1 SC