Suspeitos agrediram o dono da fazenda de Boa Esperança, Norte do Espírito Santo, e o obrigaram a dar partida em um caminhão carregado com o produto. O prejuízo estimado é de R$ 150 mil. Suspeitos fazem família refém e roubam cinco toneladas de pimenta em Boa Esperança
Uma família foi feita refém por suspeitos armados e teve cinco toneladas de pimenta-do-reino roubadas na manhã desta sexta-feira (3) em uma fazenda na zona rural de Boa Esperança, no Norte do Espírito Santo. Segundo a cotação atual de pimenta, o prejuízo estimado é de R$ 150 mil. Nenhum suspeito foi detido até a última atualização desta reportagem.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
O gerente do local, que preferiu não ser identificado, disse ao g1que a família ficou cerca de oito horas sendo mantida como refém dos suspeitos.
Ele contou ainda que produto já estava separado e pronto para ser distribuído, e que a fazenda está no período de colheita.
Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Espírito Santo é líder em produção e exportação da pimenta-do-reino no país, com mais da metade do produto sendo de origem capixaba.
A pimenta-do-reino é um produto tradicional da região Norte do estado.
No ano passado, mesmo com parte de sua produção afetada por causa da seca, o estado produziu 78.979 toneladas de pimenta-do-reino em 2023, mais de 60% da produção brasileira. A especiaria é o terceiro produto da pauta de exportações do agronegócio capixaba.
O crime
O dono da fazenda contou para a Polícia Militar que foi rendido por homens encapuzados e armados assim que chegou em casa na noite de quinta-feira (2).
A vítima disse ainda que foi agredida, amarrada e ameaçada pelos suspeitos, que diziam querer saber onde estavam as armas. Um tempo depois a esposa do proprietário chegou na fazenda e também foi rendida e mantida presa em um cômodo da residência.
Produção de pimenta-do-reino no Espírito Santo
Reprodução/TV Gazeta
Durante o crime, os suspeitos depredaram a casa e roubaram uma pistola calibre 380. Eles também fizeram com que o dono da fazenda fosse até o galpão e desse partida em um caminhão caçamba, que usaram para levar cerca de cinco toneladas de pimenta-do-reino e outros materiais.
Além disso, os criminosos roubaram uma caminhonete, uma motocicleta e a bateria do carro do encarregado da fazenda.
Antes de fugirem do local, eles trancaram o homem na residência junto com a família. A Polícia Militar então foi acionada e orientou as vítimas a registrarem boletim de ocorrência na delegacia.
A Polícia Civil informou que a moto da vítima foi recuperada pela Polícia Militar na manhã desta sexta-feira (03), na rodovia ES 315, na zona rural de Boa Esperança, e as equipes continuam realizando diligências para localizar os demais bens roubados.
O caso é investigado pela Delegacia de Polícia (DP) de Boa Esperança.
Moto roubada em fazenda de Boa Esperança, Norte do Espírito Santo, foi recuperada pela Polícia Civil
Divulgação
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo