19 de setembro de 2024

Hommus, babaganoush e coalhada: os melhores vinhos para comida árabe

Pastas árabes combinam com espumantes, brancos e rosés jovens e frescos. As tradicionais pastas árabes, acompanhadas de um pão árabe quentinho, são uma opção prática e deliciosa para reunir os amigos em casa e passar uma noite agradável bebericando um bom vinho e jogar conversa fora.
Mas quais são os melhores vinhos para harmonizar com hommus, babaganoush e coalhada? As pastas são comidas com sabores distintos e ricos, mas pela delicadeza pedem rótulos mais jovens e frescos, como brancos, rosés e espumantes. No máximo, um tinto leve.
O espumante, seja branco e rosé, é a opção mais versátil para combinar com as três pastinhas. Além de o frescor da bebida combinar bem com a comida, as bolhas ainda vão ajudar a limpar o paladar entre uma colherada e outra.
Hommus
Pardalito

Para harmonizar com a pasta de grão de bico, escolha um vinho branco fresco, como os das uvas Sauvignon Blanc e Pinot Grigio ou ainda um da denominação Vinho Verde. Esses rótulos geralmente têm acidez e frescor que podem equilibrar bem com o hommus.
Boas opções são o chileno Carolina Reserva Sauvignon Blanc, o italiano Voga Pinot Grigio delle Venezie e o português Pardalito, elaborado no norte do país, na região dos Vinhos Verdes, e que se destaca pelo frescor pela leve efervescência.
Babaganoush

Le Rosé de Floridene
Já a pasta de berinjela vai bem com um rosé seco e frutado, que pode complementar os sabores defumados e cremosos do babaganoush. Um belo exemplo é o francês Le Rosé de Floridene, produzido em Bordeaux, que se destaca pelos aromas de groselha, morango e maracujá e um paladar fresco e elegante.
Outra opção é o rosé Les Gourmets produzido no Líbano pela renomada vinícola Château St. Thomas, que tem delicados aromas de frutas vermelhas e é bastante refrescante.
Coalhada

Carolina Reserva
A coalhada é cremosa e ligeiramente ácida, permitindo tanto vinhos brancos quanto tintos delicados. Os chilenos Carolina Chardonnay Reserva e o Carolina Pinot Noir Reserva são ótimas opções, assim como os rótulos da vinícola libanesa Château St. Thomas: Château St. Thomas Chardonnay e o Château St. Thomas Pinot Noir.
Estas são apenas sugestões, mas se você não está muito interessado em harmonizar vinho e comida, escolha o rótulo que mais lhe agrada e seja feliz.
BEBA MENOS, BEBA MELHOR.

Mais Notícias