4 de fevereiro de 2025

Hospitais da rede SUS de BH retomam cirurgias ortopédicas agendadas


Suspensão de cirurgias ortopédicas eletivas, que começou em 22 de fevereiro, foi imposta aos sete hospitais de Belo Horizonte que atendem pelo SUS. Retomada será nesta quinta-feira (6). Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro, na Região do Barreiro, em Belo Horizonte
PBH/Divulgação
Depois de suspender por 14 dias a realização de cirurgias ortopédicas eletivas na rede municipal de saúde, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou nesta terça-feira (4) a retomada dos procedimentos.
Conforme a PBH, os sete hospitais cadastrados na Rede SUS de BH – da Baleia, das Clínicas, Evangélico, Metropolitano Dr. Célio de Castro, São Francisco, Universitário Ciências Médicas e Santa Casa – já receberam orientação para voltar com as cirurgias a partir desta quinta-feira (6).
As cirurgias ortopédicas agendadas estavam suspensas desde 22 de fevereiro. Foram mantidos apenas os procedimentos de urgência. De acordo com o executivo municipal, o motivo foi a alta demanda por leitos hospitalares ortopédicos.
MPMG solicitou informações à Prefeitura de BH sobre a suspensão das cirurgias eletivas ortopédicas
Estratégia para lidar com a demanda
A PBH informou que a estratégia é parte de um plano de ações da Secretaria Municipal de Saúde. A média diária antes do contingenciamento temporário era de cerca de 100 pacientes em busca de leito ortopédico de urgência. No momento, são 42 pacientes, comunicou a prefeitura.
Ainda segundo o executivo, no período de eletivas suspensas, considerando dados até 3 de fevereiro, foram registradas 869 internações de ortopedia de urgência para a realização de cirurgias.
Assista aos vídeos mais vistos do g1 Minas:

Mais Notícias