Suspensão de cirurgias ortopédicas eletivas, que começou em 22 de fevereiro, foi imposta aos sete hospitais de Belo Horizonte que atendem pelo SUS. Retomada será nesta quinta-feira (6). Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro, na Região do Barreiro, em Belo Horizonte
PBH/Divulgação
Depois de suspender por 14 dias a realização de cirurgias ortopédicas eletivas na rede municipal de saúde, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou nesta terça-feira (4) a retomada dos procedimentos.
Conforme a PBH, os sete hospitais cadastrados na Rede SUS de BH – da Baleia, das Clínicas, Evangélico, Metropolitano Dr. Célio de Castro, São Francisco, Universitário Ciências Médicas e Santa Casa – já receberam orientação para voltar com as cirurgias a partir desta quinta-feira (6).
As cirurgias ortopédicas agendadas estavam suspensas desde 22 de fevereiro. Foram mantidos apenas os procedimentos de urgência. De acordo com o executivo municipal, o motivo foi a alta demanda por leitos hospitalares ortopédicos.
MPMG solicitou informações à Prefeitura de BH sobre a suspensão das cirurgias eletivas ortopédicas
Estratégia para lidar com a demanda
A PBH informou que a estratégia é parte de um plano de ações da Secretaria Municipal de Saúde. A média diária antes do contingenciamento temporário era de cerca de 100 pacientes em busca de leito ortopédico de urgência. No momento, são 42 pacientes, comunicou a prefeitura.
Ainda segundo o executivo, no período de eletivas suspensas, considerando dados até 3 de fevereiro, foram registradas 869 internações de ortopedia de urgência para a realização de cirurgias.
Assista aos vídeos mais vistos do g1 Minas: