São 88 leitos de enfermaria e 12 de UTI/CTI. Cerimônia contou com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade. Ministra da Saúde no Hospital Geral de Bonsucesso, no RJ
Henrique Coelho/g1 Rio
O Hospital Federal de Bonsucesso, na Zona Norte do Rio, reabriu 100 leitos da unidade de saúde, nesta sexta-feira (17). A reabertura contou com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade.
“Essa é uma primeira etapa, com leitos de diferentes clínicas, com destaque para a cardiologia. A gente faz esse destaque para a cardiologia porque foi feita ontem uma cirurgia cardíaca de complexidade.”
Os leitos estão divididos nas seguintes áreas:
88 de enfermaria
12 de UTI/CTI
O hospital é administrado pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC) desde outubro de 2024. Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo é reabrir mais 118 leitos até 31 de janeiro, fora a emergência.
Reabertura de leitos no Hospital Federal de Bonsucesso
Henrique Coelho/g1 Rio
Crise
A unidade de saúde vem enfrentando problemas há tempos. Em 2020, problemas na parte elétrica do hospital causaram um incêndio.
Os problemas na unidade se agravaram ao longo do tempo.
Imagem aérea mostra incêndio no Hospital Federal de Bonsucesso em 2020
Reprodução/GloboNews
Segundo documentos internos, o Hospital Federal de Bonsucesso tem menos dois mil profissionais do que deveria para atender a população.
Faltam médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnicos, assistentes, fisioterapeutas e nutricionistas.
Em outubro do ano passado, a gestão passou oficialmente para o Grupo Hospitalar Conceição, que é uma empresa pública de direito privado, criada para, segundo o atual diretor presidente, melhorar a governança e a transparência dos processos.
Protesto na porta do Hospital Federal de Bonsucesso.
Reprodução TV Globo
A mudança causou protestos dos servidores. Na época, em entrevista ao Bom Dia Rio, a ministra Nísia afirmou que o objetivo é transformar a unidade em referência.
“É um grande hospital que será uma referência para o SUS e para o Brasil”, destacou.