15 de janeiro de 2025

Hospital Veterinário da UFRPE tem infiltrações, equipamentos sem funcionar e falta de insumos; veja vídeo


Equipamento também enfrenta falta de insumos para atendimentos. Profissionais decretaram estado de greve. Hospital veterinário da UFRPE enfrenta falta de insumos e problemas estruturais
Armários e gavetas vazias, goteiras e equipamentos sem uso. O cenário de abandono foi a realidade encontrada pela TV Globo numa visita ao Hospital Veterinário da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no bairro de Dois Irmãos, na Zona Oeste do Recife (veja vídeo acima).
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Na última semana, residentes do hospital denunciaram a falta de insumos básicos para o atendimento dos animais doentes que chegam ao local. Eles contaram ao g1 que, muitas vezes, pedem aos tutores para comprar itens básicos como seringas. Devido à falta de estrutura para o atendimento, a categoria decretou estado de greve.
A TV Globo entrou no hospital veterinário e também teve acesso a imagens exclusivas. Na recepção principal, o ventilador não funcionava. Em frente a um dos consultórios, uma lâmpada piscava sem parar. No local onde as pessoas esperam as consultas, o piso estava molhado.
No ambulatório 4, onde os residentes realizam procedimentos diversos, o armário onde deveria haver insumos estava praticamente vazio. Em uma das gavetas, havia apenas um “swab”, espécie de haste flexível usada para fazer coleta de material biológico.
Algumas poucas seringas estavam guardadas em outro compartimento. Algumas delas, abertas.
Os equipamentos que serviriam para fazer exames de raio-x também estão parados e o setor de diagnóstico por imagem, fechado.
Além da falta de materiais, o espaço ainda tem danos estruturais. Nas imagens, é possível observar infiltrações e goteiras na sala onde deveriam ser feitas cirurgias de animais de grande porte. Em alguns trechos dos corredores, o teto também estava sem forro.
De acordo com estudantes da graduação e veterinários, foi iniciada uma obra no local, em dezembro de 2023. O serviço deveria ter sido finalizado em maio de 2024, mas até hoje o espaço permanece fechado e sem previsão de conclusão da reforma.
A médica veterinária Marcella Tiné contou que os profissionais residentes já se reuniram diversas vezes com a Reitoria da UFRPE, mas não houve melhorias. A sala de diagnóstico por imagem segue sem prazo para ser entregue, e os tutores precisam comprar materiais para que seus animais recebam atendimento.
“Já estou entrando no meu segundo ano de residência e, nesse último ano, foi praticamente o ano inteiro de escassez de insumos. […] Isso também afeta a nossa aprendizagem aqui dentro da residência, que é um momento de especialização de nós médicos veterinários”, explicou a veterinária.
Hospital veterinário da UFRPE tem equipamentos quebrados e enfrenta falta de insumos
Montagem/g1
O hospital, que oferece serviços gratuitos, é frequentemente procurado por protetores de animais. Girlene Francisco é uma delas. Há dois meses ela levou a cadela Rubi para fazer uma cirurgia e drenar um líquido do coração. Por conta da falta de insumos, o atendimento atrasou e a cachorra morreu.
“Aqui está faltando tudo e está atrapalhando o trabalho dos residentes, dos veterinários profissionais e o trabalho da gente protetor. Eu estou [aqui] um dia sim, um dia não. Eu tenho 120 animais dentro de uma residência e faço resgate de rua. Aqui é a minha casa. Eu preciso daqui constantemente”, declarou a protetora.
Procurada, a UFRPE disse que está com um processo de compra de insumos em andamento e que as obras do setor de imagem serão retomadas em breve, mas não deu prazo. A universidade afirmou ainda que vive uma “realidade orçamentária deficitária”, mas que está trabalhando para resolver todas as questões.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Mais Notícias