Procedimentos estavam suspensos desde a segunda-feira (3). Prefeitura não informou motivo da paralisação. Hospital veterinário de Natal
SMS Natal/Divulgação
O Hospital Veterinário Municipal de Natal retomou atendimentos que estavam suspensos, segundo informou a prefeitura de Natal. A paralisação de cirurgias e procecimentos ambulatoriais surpreendeu usuários na última segunda-feira (3).
Segundo os tutores de animais atendidos no local, apenas consultas, ultrassonografias e exames de raio-X estavam sendo realizados.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal informou que discutiu a paralisação com representantes da Sociedade Paulista de Medicina Veterinária, administradora da unidade, na última terça-feira (4).
“A reunião terminou em acordo sobre a normalização dos serviços prestados pelo Hospital, a partir desta quinta-feira (6)”, informou a pasta.
Apesar do comunicado, usuários que procuraram o hospital na quinta (6) disseram que os serviços ainda não tinham sido retomados.
Novamente procurada, a secretaria afirmou que parte dos serviços foram normalizados ao longo da quinta (6) e as cirurgias seriam retomadas nesta sexta (7). No hospital, os atendentes informaram à população que será feita uma reorganização da fila de cirurgias para só então começar os procedimentos
O Hospital Municipal Veterinário fica localizado na Rua Dr. Barata, número 233, no bairro Ribeira. Os atendimentos acontecem das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Por dia, são distribuídas 20 fichas de atendimento, além da assistência para casos de urgência e emergência.
Os acolhimentos acontecem para um animal para cada CPF de tutor. Para ter acesso, o cidadão deve apresentar comprovante de residência em Natal e documento oficial.
Quando o hospital foi iniciado, em setembro de 2024, eram distribuídas 50 fichas por dia. A prefeitura não informou até a última atualização o motivo na redução do número de atendimentos desde então.
Hospital veterinário de Natal suspende cirurgias
MP pediu suspensão de contrato
Em dezembro, o Ministério Público do Rio Grande do Norte entrou com uma ação civil pública na Justiça para que a Prefeitura de Natal parasse de usar recursos da saúde pública no custeio das despesas do hospital veterinário.
Segundo o MP, os recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) não podem ser usados na unidade, uma vez que o Conselho Nacional de Saúde decidiu que a assistência médica veterinária não deve ser considerada serviço de saúde pública.
Na ação, o MP pede que o município rescinda imediatamente o Termo de Cooperação firmado com a Sociedade Paulista de Medicina Veterinária, responsável pela unidade, e que a administração do hospital passe para a Secretaria de Meio Ambiente.
Veja os vídeos mais assistidos no g1 RN