22 de setembro de 2024

Ibama conclui soltura recorde de 179 mil quelônios na foz do Rio Amazonas; VÍDEO

Última ação da 41ª edição do Programa Quelônios da Amazônia realizou a soltura de 15 mil animais neste sábado (6), no município de Afuá (PA). Iniciativa é da superintendência do instituto no Amapá. 179 mil quelônios são soltos na foz do Rio Amazonas
A foz do Rio Amazonas recebeu neste sábado (6) a soltura recorde de 179 mil tartarugas do Programa Quelônios da Amazônia (PQA), realizado pelo Ibama. A ação concluiu a 41ª edição de solturas na região e contou com a participação de estudantes, moradores da região, pesquisadores e agentes ambientais.
Os ovos dos animais são cuidados em uma fazenda da região, que atua com o manejo sustentável de quelônios. Após nascerem, os filhotes ficam recebendo alimentação por cerca de 1 mês, até serem soltos na Ilha Camaleão, no município de Afuá (PA).
Cerca de 15 mil tartarugas foram soltas em ação educativa
Rafael Aleixo/g1
“Com essa ação concluímos a soltura de 179 mil quelônios. À medida que eles foram nascendo foram sendo soltos na região, no que chamamos de soltura ecológica. Deixamos esses 15 mil filhotes para poder fazer um evento educativo sobre a importância da preservação”, explicou Márcia Bueno, coordenadora do programa PQA no Amapá.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
Programação da 41ª edição do evento teve apresentações culturas na Ilha Camaleão
Rafael Aleixo/g1
A Cíntia Bragança Nunes viajou de carro por cerca de 6 horas de Laranjal do Jari, no sul do Amapá, até Macapá e depois mais 5 horas de barco até Afuá. Ela e outros 45 alunos do curso de técnico em meio ambiente do Ifap participaram pela primeira vez de uma soltura.
“Foi uma experiência incrível. Até chorei na hora. Foi muito fofo desvirar elas, porque elas não conseguiam sozinhas. A viagem até aqui também foi bacana, onde conheci várias pessoas e essa foi minha primeira viagem pra longe de casa”, descreveu a estudante.
Embarcações levaram estudantes de escolas e universidades paraenses e amapaenses
Rafael Aleixo/g1
O PQA trabalha com a Tartaruga-da-amazônia, tracajá, Iaçá, Cabeçudo, Muçuã e Irapuca. Cada desova dessas espécies possui em torno de 90 ovos.
Quelônios da Amazônia
Segundo o Ibama, apenas 10% dos animais chegam à vida adulta
Rafael Aleixo/g1
O Programa Quelônios da Amazônia nasceu em 1979 e é considerado o mais antigo programa de preservação de uma espécie no mundo. No Amapá, a primeira ação começou em 1981. Já a primeira soltura na Ilha dos Camaleões ocorreu em 1983 e nunca mais parou.
“Essa era uma espécie muito ameaçada de extinção e só aqui na coordenação do PQA no Amapá nós já devolvemos a 2.485.000 de filhotes pra natureza ao longo desses anos”, descreveu a coordenadora do programa.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Mais Notícias