28 de dezembro de 2024

IBGE aponta crescimento de quase 34 mil habitantes em Sorocaba

Estimativa mostra um crescimento de 4,6% no número de habitantes em relação ao Censo de 2022, quando a população era estimada em 723.574 habitantes. Vista aérea da cidade de Sorocaba (SP)
Prefeitura de Sorocaba/Divulgação
A população estimada de Sorocaba (SP) cresceu 4,6% desde o Censo 2022, mostram novos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Segundo o IBGE, em 1º de julho de 2024, Sorocaba tinha uma população estimada em 757.459 habitantes.
O estudo é um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para o cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios, além de referência para indicadores sociais, econômicos e demográficos. As informações foram publicadas no Diário Oficial da União.
Sorocaba vertical: aumento da população impulsiona crescimento ‘pra cima’ e cidade ganha novas formas

Com o número atualizado, Sorocaba fica em 8ª entre os 26 municípios com mais de 500 mil habitantes que não são capitais.
Vista panorâmica da cidade de Sorocaba (SP)
Talissa Medeiros/g1
Concentração de 30% da população está em 48 cidades
O IBGE também mostrou a distribuição da população brasileira e dos municípios, de acordo com as classes de tamanho da população. Ao todo, 65,7 milhões de pessoas, ou 30,9% do total, moram em 48 municípios com população maior que 500 mil habitantes, ou 0,9% do número de total de municípios brasileiros.
Esse fenômeno é um reflexo do processo de distribuição da população no território, explica Marcio Minamiguchi, gerente de Projeções e Estimativas Populacionais do IBGE.
“Embora atualmente os maiores centros urbanos já não apresentem o grande crescimento do passado, eles ainda possuem o peso demográfico que vem de um processo de concentração de algumas décadas. E ao longo dos anos, vários municípios acabaram superando a marca dos 500 mil habitantes”, afirma o pesquisador.
População começa a diminuir em 2042
Um estudo do IBGE, divulgado no dia 22 de agosto, projeta que a população brasileira vai começar a encolher em 2042.
Segundo os números, o Brasil vai sair dos atuais 203 milhões para 220 milhões em 2041 e, a partir do ano seguinte, começamos a encolher até chegar a 199,2 milhões em 2070.
A previsão do ponto de inflexão, que é quando a população deixa de crescer e começa e encolher, foi adiantada em 6 anos desde quando a última projeção foi feita, em 2018. Naquela época, acreditava-se que o Brasil ia começar a encolher em 2048.
População brasileira vai começar a encolher em 2042, aponta IBGE
Luiz Franco/g1
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias