Segundo o coordenador do instituto, Ricardo Araújo, acesso aos dados é importante para adotar medidas de proteção do bioma. ICMBio quer receber registros de corais branqueados
Fábio Borges/Acervo pessoal
O Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) deu início a uma campanha na rede Ciência Cidadã para incentivava que os mergulhadores auxiliem no monitoramento do branqueamento de corais, em Fernando de Noronha. O órgão quer receber registros dos corais na ilha.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PE no WhatsApp.
“Esse monitoramento apoiado pelo cidadão é bastante importante porque amplia os nossos esforços em campo. O aquecimento global já é uma realidade para as áreas marinhas e ter os dados do que ocorre em Noronha é a primeira ação para podermos tomar medidas de proteção aos corais”, disse o coordenador da pesquisa Monitoramento e Manejo do ICMBio, Ricardo Araújo.
LEIA TAMBÉM
Mergulhadores registram branqueamento de corais em Fernando de Noronha
Boia que coleta dados oceanográficos é instalada na Baía dos Golfinhos
Fernando de Noronha conta profissionais que realizam mergulhos diários: os instrutores das operadoras locais. O instituto começou a divulgar a campanha, com o seguinte passo a passo:
Identificar a colônia de corais
Fotografar as colônia de corais, procurando imagens do mesmo ângulo, de preferência utilizando flash
Enviar as imagens com data, local, profundidade e temperatura
Os registros devem ser enviados para o e-mail pesquisa.noronha@icmbioB.gov.br, com o título da mensagem “Branqueamento de corais”.
VÍDEOS: mais vistos nos últimos 7 dias em Pernambuco
o