16 de janeiro de 2025

ICMBio faz mutirão para retirada de espécies invasoras em mangue de Fernando de Noronha

Ação acontece na sexta-feira (26) para remover cipó-chumbo e lírio aranha no mangue da Praia do Sueste. Essas espécies são exóticas e prejudicam o ecossistema da ilha. Voluntários participam do mutirão
Ana C;ara Marinho/TV Globo
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realiza, na sexta-feira (26), um mutirão de limpeza para retirada das espécies exóticas invasoras lírio aranha (Hymenocallis sp.) e cipó chumbo (Cuscuta sp.), em Fernando de Noronha. A ação acontece no mangue da Praia do Sueste, a partir das 8h30.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PE no WhatsApp.
De acordo com pesquisadores, essas espécies prejudicam o ecossistema da ilha. O Sueste abriga o único manguezal em ilhas oceânicas do Atlântico Sul: o mangue tem cerca de 1,5 hectares e faz parte da área do Parque Nacional Marinho.
Segundo os organizadores do mutirão, a remoção dessas plantas faz parte do trabalho de conservação do ecossistema local. A atividade é promovida pela equipe de pesquisa da flora do ICMBio Noronha, mas moradores também podem participar.
LEIA TAMBÉM:
Mutirão retira 81 quilos de vegetação invasora no mangue da ilha
A orientação do ICMBio é que os participantes do mutirão levem água, chapéu e repelente. O instituto também recomenda o uso de calça e sapatos fechados, pois isso é essencial para lidar com a vegetação densa do mangue e para proteger contra possíveis picadas de insetos.
Além de reduzir a presença das espécies invasoras, o objetivo do mutirão é conscientizar a população da ilha sobre os prejuízos dessas plantas exóticas para a biodiversidade de Fernando de Noronha.
VÍDEOS: mais vistos nos últimos 7 dias em Pernambuco
M

Mais Notícias