19 de novembro de 2024

Ideb 2023: principais cidades do centro-oeste paulista atingem meta de desenvolvimento do ensino médio, mas ficam atrás no fundamental

Ideb avalia a qualidade da educação no Brasil por meio da combinação de taxas de aprovação e resultados das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Ideb 2023: cidades do centro-oeste paulista atingem meta de desenvolvimento do ensino médio, mas ficam atrás no ensino fundamental
Gastão Guedes
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quarta-feira (14) os resultados mais recentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (Ideb). No centro-oeste paulista, as metas foram alcançadas apenas nos anos do ensino médio (confira os números abaixo).
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O Ideb avalia a qualidade da educação no Brasil por meio da combinação de taxas de aprovação e resultados das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A média é definida de 1 a 10, baseada no desempenho dos alunos no Saeb. Também são definidas metas para os próximos índices, que são divulgados a cada dois anos.
O balanço de 2023 mostrou que, apesar de algumas melhoras em relação a 2021, o Brasil ainda não conseguiu alcançar as metas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e segue com notas abaixo do observado antes da pandemia de Covid-19, em 2019.
As principais deficiências estão no ensino fundamental II e no ensino médio, especialmente nas áreas de matemática e língua portuguesa, avaliadas pelo Saeb.
Ideb 2023: cidades do centro-oeste paulista atingem meta de desenvolvimento do ensino médio, mas ficam atrás no ensino fundamental
João Bittar/Divulgação/MEC
Confira o desempenho das principais cidades do centro-oeste paulista no Ideb 2023:
Bauru (SP)
Anos iniciais (1° a 5° ano do ensino fundamental): a média foi de 6,0 em 2023, superando os 5,8 de 2021, mas ainda abaixo dos 6,5 de 2019. A meta de 2021 era 6,9;
Anos finais (6° a 7° ano do ensino fundamental II): a média se manteve em 5,1, igual a 2021 e ligeiramente abaixo dos 5,2 de 2019. A meta de 2021 era 6,2;
Ensino médio: a média foi de 4,7, idêntica à de 2021 e abaixo dos 4,8 de 2019. A meta de 2021 era 4,3.
Marília (SP)
Anos iniciais (1° a 5° ano do ensino fundamental): a média aumentou para 6,9 em 2023, comparada aos 6,5 de 2021, mas inferior aos 7,2 de 2019;
Anos finais (6° a 7° ano do ensino fundamental II): a média se manteve em 5,4, estável em relação a 2021 e abaixo dos 5,5 de 2019;
Ensino médio: a média foi de 4,6, igual a 2021 e abaixo dos 4,8 de 2019.
Ourinhos (SP)
Anos iniciais (1° a 5° ano do ensino fundamental): a média foi de 6,3 em 2023, subindo em relação aos 6,1 de 2021, mas ainda inferior aos 7,2 de 2019;
Anos finais (6° a 7° ano do ensino fundamental II): a média se manteve em 5,7, estável desde 2021 e acima dos 5,6 de 2019;
Ensino médio: a média foi de 4,9, igual a 2021 e abaixo dos 5,0 de 2019.
Botucatu (SP)
Anos iniciais (1° a 5° ano do ensino fundamental): a média foi de 6,3 em 2023, superior aos 6,2 de 2021, mas abaixo dos 6,6 de 2019;
Anos finais (6° a 7° ano do ensino fundamental II): a média foi de 5,2, igual a 2021 e ligeiramente abaixo dos 5,3 de 2019;
Ensino médio: a média caiu para 4,5 em 2023, comparada aos 4,7 de 2021 e aos 4,6 de 2019.
Inep divulga resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira
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