19 de novembro de 2024

Ideb: educação de MS e Campo Grande têm resultado abaixo da média nacional nos ensinos fundamental e médio

Dados divulgados na quarta-feira (14), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), consideram o desempenho dos alunos principalmente em matemática e língua portuguesa. Estudante com livro (imagem de arquivo)
Reprodução/RBS TV
O Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (Ideb), que mede a qualidade da educação no Brasil, mostra que Mato Grosso do Sul teve o resultado abaixo da média nacional nos ensinos fundamental e médio. A capital sul-mato-grossense também não alcançou o resultado esperado.
Os dados foram divulgados, na quarta-feira (14), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
➡️A pontuação varia de 0 a 10, unindo o número de alunos aprovados com o resultado obtido nas provas. Veja abaixo as notas conquistadas em Mato Grosso do Sul, Campo Grande e a média nacional:
Anos iniciais do ensino fundamental (1º a 5º ano)
Média Brasil: 6,0
Média Mato Grosso do Sul: 5,6
Média Campo Grande: 5,3
Anos finais do ensino fundamental (6º a 9º ano)
Média Brasil: 5,0
Média Mato Grosso do Sul: 4,8
Média Campo Grande: 4,8
Ensino médio (3º ano)
Média Brasil: 4,3
Média Mato Grosso do Sul: 4
O g1 entrou em contato com a Secretaria Estadual de Educação de e aguarda retorno.
🔴O que compõe o Ideb?
O Ideb é composto por dados referentes à aprovação e reprovação dos estudantes (fluxo escolar), calculado a partir do Censo Escolar, e dados das médias de desempenho nas avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que ocorrem a cada 2 anos.
A escala do Ideb vai de 0 a 10. O índice é composto de dois fatores:
taxa de aprovação/fluxo escolar (porcentagem de alunos que não repetiram de ano em uma escola ou rede de ensino);
notas do Saeb, uma prova de português e de matemática feita por alunos do 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental e por estudantes do 3º do ensino médio. No caso do 9º ano, para uma amostra específica, houve também questões de ciências da natureza e ciências humanas.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:

Mais Notícias