Amaziles Paula Pereira celebrou aniversário com dois dias de festa neste fim de semana ao lado de filhos, netos, bisnetos e tataranetos em Ribeirão Preto (SP). Amaziles Paula Pereira completa 100 anos com festa da família em Ribeirão Preto, SP
Arquivo pessoal
Rodeada de filhos, netos, bisnetos e tataranetos, a aposentada Amaziles Paula Pereira, moradora de Ribeirão Preto (SP), viu a vida passar diante dos olhos neste sábado (23) como um filme. Junto com a família, ela celebrou a mudança de duas para três velas em cima do bolo ao completar 100 anos.
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
O caminho percorrido até que a mineira, nascida em São Sebastião do Paraíso (MG), chegasse aos 100 anos não foi fácil. Mãe de 18 filhos, Amaziles diz ter encontrado no amor da família a força que precisava para enfrentar os desafios.
Perguntada sobre qual seria o segredo da longevidade para alcançar os 100 anos lúcida e saudável, a centenária de riso fácil aponta a fé como pilar de sustentação da própria história.
“Seguindo minha vida com muita fé, muito amor a Deus e consegui [chegar aos 100 anos]”, diz.
No sábado e neste domingo (24), Amaziles comemorou o nascimento com uma festa que reuniu 200 pessoas da família.
“É uma felicidade maior do mundo para mim reunir eles, maior alegria minha”, diz.
Dona Amaziles ao lado de netos e bisnetos na festa dos 100 anos de vida dela comemorados em Ribeirão Preto, SP
Arquivo pessoal
Juventude na roça
Celebrar o fim de um ciclo e o início de outro desperta lembranças de uma vida inteira. No caso da aposentada, recordar o passado é voltar à juventude vivida em uma fazenda no interior de Minas Gerais.
Com nove irmãs e três irmãos, Amaziles foi criada na zona rural e sentiu o amor crescer dentro do peito ainda na adolescência. Aos 15 anos se casou com José Rufino Pereira, com quem viveu por 60 anos.
“Seguimos uma vida com muito carinho, muito amor um no outro e tocando a vida. Tive minha primeira filha com 17 anos, depois de dois anos de casada. Ele tinha muito carinho comigo e eu com ele também. A gente viveu a nossa vida toda na paz de Deus”, diz.
Aposentada Amaziles Paula Pereira comemora 100 anos em Ribeirão Preto (SP)
Larissa Vieira/g1
LEIA TAMBÉM
Número de idosos é 49% maior do que o de crianças até 9 anos na região de Ribeirão e Franca
Aposentada reúne quatro gerações em aniversário de 100 anos e diz que segredo para vida longa é a ‘cervejinha’
Aos 100 anos, ex-cortadora de cana vence a Covid-19 após 12 dias internada em Ribeirão Preto: ‘Milagre’
Ajudando o marido no que podia na roça, Amaziles passava a maior parte do tempo se dedicando aos cuidados com os filhos que, com o passar dos anos, foram se multiplicando e enchendo a casa.
Com as crianças já criadas, o casal decidiu se mudar com as crianças para Ribeirão Preto, onde alcançaram maior estabilidade e sossego.
“Gostava de cozinhar, fazia de tudo, carregava lata de água na roça. Para mim, tudo era perfeito. Depois que cheguei na cidade que vi como a gente sofria na fazenda. Quando cheguei aqui, descansei”, relembra.
Amaziles Paula Pereira durante confraternização com a família em Ribeirão Preto (SP)
Arquivo pessoal
Despedida dolorosa
De todas as dificuldades enfrentadas na vida e na luta para oferecer uma boa educação aos 18 filhos, nenhuma preocupou tanto a família de Amaziles quanto ver a mãe ter que se despedir daquele a quem jurou amor diante do altar.
“É uma benção muito grande poder ter a mamãe com a gente. Quando o papai morreu, a gente achou que ela não ia conseguir sobreviver, porque eles ficaram juntos 60 anos, a união deles era muito forte”, afirma a filha Luzia de Fátima Pereira Franceschini.
Amaziles Paula Pereira e o marido em Ribeirão Preto (SP)
Larissa Vieira/g1
Depois que o marido morreu em decorrência de complicações de um infarto, Amaziles contou com o apoio dos familiares para se manter forte, apesar do luto.
“Ele morreu preocupado dos filhos não cuidarem de mim direito, mas meus filhos e minhas filhas são muito bons. Graças a Deus, estão cuidando muito bem de mim”, afirma.
Para Sebastiana Maria de Jesus de Melo, 72 anos, poder ter a mãe ao lado é um privilégio. A dona de casa se emociona ao falar sobre a força e tudo o que a matriarca da família já passou para que pudesse ver os filhos bem.
“Ela é um presente de Deus para nós, eu falo que é nossa pérola mais preciosa. Agradeço a Deus todos os dias pela graça de ter ela com nós. Ela tem muita vontade de viver. Quando a gente tem vontade de viver, a gente luta pela vida e ela foi uma dessas guerreiras que sempre teve muita vontade de viver. Lutou para criar 18 filhos em meio a tantas dificuldades”, aponta.
Luzia de Fátima Pereira Franceschini, Amaziles Paula Pereira e Sebastiana Maria de Jesus de Melo, em Ribeirão Preto (SP)
Larissa Vieira/g1
Família grande e reunida
Quem tanto cuidou, agora é cuidada. Os filhos e os netos de Amaziles se revezam para manter a mãe assistida todo o tempo. Além da assistência diária, com idas à missa e à fisioterapia, os familiares fazem questão de retribuir todo carinho oferecido pela aposentada em 100 anos de existência.
“Tive muito gosto na minha vida, passeei muito, me carregavam para todo lado. Santos, praia, São Paulo. Andei de avião três vezes. Sou corajosa. Já andei de tudo nesse mundo, de condução, até carroça”, brinca.
Um dos netos de Amaziles, o zelador Fernando Tadeu de Melo, de 43 anos, não esconde a satisfação e o amor de fazer parte da família. Ao todo, são 18 filhos, 64 netos, 67 bisnetos e sete tataranetos com o mesmo desejo: que Amaziles viva mais 100 anos.
“O que predomina maior nessa família é o amor entre todo mundo. Eu fico completamente lisonjeado de ter uma avó adorável dessa e completando 100 anos. Que dure mais 100”, afirma o zelador.
Dona Amaziles e o neto Fernando Tadeu de Melo com a esposa Michele em Ribeirão Preto, SP
Arquivo pessoal
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região