10 de janeiro de 2025

Idosa tem CPF cancelado por engano e é ‘considerada morta’ pela 2ª vez: ‘Eu não mereço isso’

Maria Francisca tem dados iguais aos de uma mulher morta na Bahia, o que gerou a confusão. Ao tirar nova certidão de nascimento, a aposentada descobriu que no documento também consta o óbito. Uma idosa de 81 anos, moradora de Paulínia (SP), vive, pela segunda vez no intervalo de um ano, um drama para provar que está viva. Maria Francisca Bezerra passou a ser “considerada morta” depois de uma mulher com dados iguais aos dela morrer na Bahia. Em 2023, ela teve o benefício do INSS suspenso e, agora, segundo ela, descobriu que o CPF foi cancelado pela Receita Federal.
🔔 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
As coincidências em relação à idosa da Bahia, morta em 2022, são de impressionar. Elas têm datas de nascimento (dia e ano) e nomes dos pais idênticos. O nome também só passou a ser diferente depois que Maria Francisca adotou o sobrenome de casada, Bezerra, ao invés do de solteira, que era Silva. A família contratou um advogado porque a Receita exige documentos aos quais eles não conseguem acessar.
“Eu não mereço isso. Eu preciso do meu dinheiro. Não podiam fazer isso com uma senhora de idade, né?”, disse Maria Francisca.
Em março do ano passado, Maria Francisca, que é viúva, descobriu que tinha parado de receber a pensão do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por ser confundida com a mulher da Bahia. Ela tentou por meses receber o valor de R$ 900, mas não conseguia. Após a reportagem da EPTV, afiliada da TV Globo, a entidade admitiu o erro e o benefício foi reativado.
Maria Francisca Bezerra vive drama para provar que está viva
Reprodução/EPTV
No início do mês, o drama recomeçou. A filha dela foi até uma farmácia popular para retirar uma medicação e foi informada que não conseguiria pegar o remédio porque a idosa estava com o CPF cancelado. A partir daí, começou uma “saga” de tentativas de contato com a Receita Federal, por telefone e e-mail. Sem sucesso, ela foi presencialmente provar que está viva.
A Receita Federal tirou fotos e solicitou uma série de documentos à família.Entretanto, depois disso, para o espanto da aposentada, houve mais um choque: ao retirar a certidão de nascimento atualizada, Maria Francisca descobriu que, no documento, também constava o óbito, com a data da morte da idosa na Bahia.
“A gente vai entrar com uma ação para corrigir isso porque, sem essa regularização, ela não consegue passar por nenhum atendimento de saúde, por exemplo”, disse o advogado da família. A situação também preocupa muito a filha da idosa, Salete Ferreira.
“Eu rezo para que ela não fique doente, se não, não sei como vai ser. É muito difícil passar por isso, as pessoas querem matar antes”, finalizou.
A EPTV, afiliada da TV Globo, tentou contato com a Receita Federal, mas até a publicação não obteve retorno.
Documento da Receita Federal mostra CPF de Maria Francisca cancelado
Reprodução/EPTV
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região:
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Mais Notícias