10 de outubro de 2024

Idoso corre risco de perder o pé por causa de demora em cirurgia, diz família

Família entrou na Justiça para tentar agilizar o procedimento. A Secretaria Estadual de Saúde informou que a cirurgia foi autorizada. Paciente denuncia demora para atendimento em hospital público de Araguaína; saiba mais
Um idoso, de 61 anos, corre o risco de perder o pé após aguardar 12 dias por uma cirurgia no Hospital Regional de Araguaína (HRA). Dois dedos já foram comprometidos e a família cobra agilidade no procedimento cirúrgico para desobstrução de uma veia.
“A gente tá correndo atrás na Justiça para que resolvam liberar essa cirurgia dele, porque se não ele vai perder o pé ou até mesmo a perna. A infecção tá subindo e ele chegou [no hospital] com o pé normal e vai sair sem dedos ou até mesmo sem o pé”, afirma Sérgio Danillo Alves, filho do idoso.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Em nota a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que a cirurgia do seu José já foi autorizada pela regulação do estado e que a data será informada à família.
Seu José procurou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) porque estava sentindo dores no pé. Sérgio conta que no primeiro atendimento o pai foi apenas medicado, sem nenhum pedido de exame. A situação do idoso se agravou e nada foi feito.
“A gente solicitou que encaminhassem ele para o HRA e ela falou que não precisava. Trouxemos ele sete dias depois no Regional. Outro clínico geral recebeu ele, não pediu nenhum medicamento, só tirou uma foto e falou assim ‘estou sentindo pulso’ e mandou ele para casa”, conta Sérgio.
Idoso está internado há 12 dias aguardando cirurgia e corre risco de perder o pé
Reprodução/TV Anhanguera
Por conta das fortes dores, seu José está internado no hospital tomando doses de morfina. Os exames e laudos apontam que ele precisa passar pela cirurgia, mas mesmo com a urgência no caso o idoso ainda aguarda em um leito do hospital.
LEIA TAMBÉM
Temporal derruba árvores e deixa moradores sem energia em cidade do Tocantins; Veja previsão do tempo
Advogado morre após carro capotar durante viagem para representar cliente em tribunal
Tocantins terá prefeitos com idades entre 23 e 76 anos a partir de 2025
O que diz a SES
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informa que o procedimento do referido paciente já foi autorizado pela Central Estadual de Regulação (CER) e a unidade hospitalar conveniada, referência para o procedimento na região norte do Estado, já trabalha para o agendamento e a data será comunicada à família.
Palmas, 08 de outubro de 2024
Secretaria de Estado da Saúde
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Mais Notícias