13 de outubro de 2024

Idoso de 76 anos é resgatado em situação de abandono e maus-tratos no Acre

Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC) fez o resgate nesta terça-feira (8). Polícia Militar foi acionada para apoiar o resgate, e o idoso foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde recebeu os atendimentos médicos. Família poderá ser responsabilizada. Ministério Público (MP-AC) resgatou idoso em Rio Branco
Alcinete Gadelha/G1
Um idoso de 76 anos em situação de abandono foi resgatado pelo Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC), por meio da Promotoria de Justiça Especializada de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência, na última terça-feira (8), em Rio Branco.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
A intervenção ocorreu após uma denúncia anônima recebida pela Promotoria. No local, a equipe do MP constatou que o idoso estava sozinho, desidratado e apresentava sinais de maus-tratos.
A Polícia Militar (PM-AC) foi acionada para apoiar o resgate, e o idoso foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde recebeu os primeiros cuidados médicos.
Após o atendimento, os familiares da vítima foram localizados, incluindo o responsável direto pelos cuidados, que foi levado à Delegacia de Flagrantes (Defla) e pode ser responsabilizado pelo crime de maus-tratos e abandono de incapaz.
O idoso permanece internado na unidade de saúde, onde está sendo assistido pela equipe médica e acompanhado por outros familiares localizados pelo MP.
O promotor de Justiça que responde pela Promotoria da Pessoa Idosa, Daisson Teles, ressaltou a gravidade da situação e destacou que a família poderá ser responsabilizada.
“O crime de maus-tratos pode ser praticado por ação ou por omissão. Na medida em que esse familiar deixou o idoso sozinho, sem condições de se alimentar, de levantar ou de andar, está cometendo um crime de maus-tratos na modalidade omissiva. Já o abandono de incapaz é um crime cometido por quem deveria cuidar, guardar, vigiar a vítima, ocorrendo nas mais diversas situações do cotidiano”, afirmou.
Os casos de maus-tratos ou abandono de incapaz, violência física, moral ou patrimonial, ou mesmo qualquer situação de negligência que coloque em risco a pessoa idosa devem ser denunciados pelos canais da Ouvidoria do MPAC, pelo Disque 100, pelo 190 da Polícia Militar ou pela Ouvidoria dos Conselhos dos Idosos.
Veja outras formas de denunciar
Polícia Militar – 190: quando o idoso está correndo risco imediato;
Samu – 192: para pedidos de socorro urgentes;
Qualquer delegacia de polícia;
Disque 100: recebe denúncias de violações de direitos humanos. A denúncia é anônima e pode ser feita por qualquer pessoa;
Profissionais de saúde: médicos, enfermeiros, psicólogos, entre outros, precisam fazer notificação compulsória em casos de suspeita de violência. Essa notificação é encaminhada aos conselhos tutelares e polícia;
WhatsApp do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos: (61) 99656- 5008;
Ministério Público;
Videochamada em Língua Brasileira de Sinais (Libras)
Ministério Público do Acre faz ação em homenagem ao Dia Nacional do Idoso
VÍDEOS: g1

Mais Notícias