João Alves da Silva, de 71 anos, afirma que entregou toda documentação pedida pelo órgão, mas não consegue reaver benefício. Idoso foi dado como morto pelo INSS
Arquivo Pessoal
O aposentado de Palmas João Alves da Silva, de 71 anos, está sem receber o benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) há quatro meses. Ele foi dado como morto pelo órgão e não consegue comprovar que está ‘vivo’ para reverter a situação.
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O problema começou no mês de maio deste ano, quando o dinheiro, única fonte de renda de João, não caiu na conta bancária. Ele foi até a undidade do INSS em Palmas e foi informado que no sistema constava que ele estava morto.
“Desde então, estou sem receber o meu dinheiro. Essa é minha única fonte de renda. Estou tendo que pedir dinheiro emprestado, minhas contas estão todas atrasadas, já me notificaram que meu nome está entrando no SPC e o banco todos os dias me cobra”, reclamou o idoso.
O g1 pediu posicionamento ao INSS sobre o problema de João e aguarda resposta.
João contou que está aposentado há 16 anos e que após ter o benefício cortado, o instituto não explicou o motivo de ser dado como morto.
Outro problema foi a mudança no nome dele, que desde que começou o problema, o cadastro do idoso no INSS passou a ser, de forma errada, “José LOPES da Silva”.
Agência do INSS em Palmas
Divulgação/INSS
“Até hoje eles nao arrumaram. De repente um dia entrei no site pra ver e o meu nome já estava errado. Fiz tudo o que eles me pediram pra fazer, cadastros, apresentei documentos, mas não resolveram minha situação. Agora dia 18 eles falaram que o meu processo estava em análise e que dentro de 25 dias eles davam outro posicionamento. O problema é que todas vezes que eu vou lá eles falam a mesma coisa, mas nunca acontece nada”, lamentou João, sem saber quando vai conseguir o benefício de volta.
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Motivos de corte de benefício
Erros de cadastro ou desatualização estão dentro dos motivos que podem levar ao corte do benefício de aposentadoria, segundo o INSS. Além desses, também pode ser identificados erros na documentação e preenchimentos de requerimentos, entre outros motivos.
O não comparecimento na perícia obrigatória quando solicitado também pode levar à suspensão do benefício. Já o cancelamento ocorre quando o segurado morre. No caso de ser cedido por incapacidade, ele cessa quando a pessoa volta a trabalhar, informou o órgão.
Segundo o INSS, caso o beneficiário não receba o dinheiro no dia certo, ele tem a opção de consultar o extrato de pagamento no site ou aplicativo Meu INSS, e ver se há algum bloqueio, suspensão ou cessação.
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