6 de fevereiro de 2025

Idoso é picado por aranha em Barra do Piraí


Caso aconteceu no bairro Muqueca. Segundo a Santa Casa, vítima levou o aracnídeo esmagado para o hospital. Um idoso, de 70 anos, foi picado por uma aranha em Barra do Piraí (RJ). O caso aconteceu na terça-feira (4), no bairro Muqueca.
✅Clique aqui e entre no canal do g1 no WhatsApp
Segundo a apuração feita pelo g1, a vítima estava capinando o quintal de uma casa quando foi picada pelo aracnídeo.
Ele percebeu que tinha sido atacado e foi para a Santa Casa. De acordo com a unidade médica, ao ver que havia sido picado, o idoso pisou na aranha, a esmagou e levou para o hospital.
A unidade médica confirmou que o idoso tinha sido picado no pé direito. Ele foi atendido, passou por exames e recebeu um soro específico para casos de picadas de aranha.
O idoso ficou em observação e, em seguida, teve alta hospitalar. O g1 entrou em contato com a Vigilância Sanitária do Município. Até a publicação desta reportagem, a espécie do animal não tinha sido informada.
Acidentes com aranhas foram a segunda maior causa de envenenamento no Brasil
O Araneísmo, quadro clínico de envenenamento causado pela picada de aranha, foi é a maior causa de envenenamento por animais peçonhentos, atrás somente do escorpião.
Segundo o ministério da saúde, em 2023, foram registrados um total de 341.806 acidentes com animais peçonhentos, sendo 43.933 ocasionados por aracnídeos.
Em caso de acidente, o Ministério da Saúde orienta:
Procure atendimento médico imediatamente;
Fotografe ou informe ao profissional de saúde o máximo possível de características do animal, como: tipo de animal, cor, tamanho;
Se possível, e caso tal ação não atrase a ida do paciente ao atendimento médico, lave o local da picada com água e sabão;
Compressas mornas podem ajudar a aliviar a dor;
Procure a unidade médica mais próxima.
Prevenção
Mantenha jardins e quintais limpos;
Evite o acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico, material de construção nas proximidades das casas;
Evite folhagens densas (plantas ornamentais, trepadeiras, arbusto, bananeiras e outras) junto a paredes e muros das casas;
Limpe periodicamente os terrenos baldios vizinhos, pelo menos, numa faixa de um a dois metros junto das casas;
Sacuda roupas e sapatos antes de usá-los;
Vede frestas e buracos em paredes, assoalhos e vãos entre o forro e paredes, consertar rodapés despregados, colocar soleiras nas portas e telas nas janelas. Usar telas em ralos do chão, pias ou tanques;
Afaste as camas e os berços das paredes. Evitar que roupas de cama e mosquiteiros encostem no chão;
Inspecione sapatos e tênis antes de calçá-los.
Picada de aranha é segundo maior causador de envenenamentos
Siga a TV Rio Sul no Instagram
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul

Mais Notícias