José Maria dos Reis, de 68 anos, é hipertenso, diabético e precisa de hemodiálise. Nora diz que sogro recebeu soro na UPA, mesmo após avisos de que ele tem insuficiência renal. UPA Norte, em Ribeirão Preto
Reprodução/EPTV
Um idoso de 68 anos foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular de Ribeirão Preto (SP), poucas horas depois de ser liberado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte da cidade. O caso aconteceu na última quarta-feira (24), e o idoso seguia internado até esta sexta (26).
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Após perder o apetite e apresentar sintomas como insuficiência respiratória, José Maria Martins dos Reis foi levado por familiares à UPA, onde recebeu atendimento.
No entanto, a nora dele, Kemilly Angelino Pereira, afirma que o idoso, que sofre de hipertensão, diabete e precisa de hemodiálise, recebeu alta médica mesmo ainda se queixando de falta de ar e fortes dores na nuca.
Além disso, a mulher diz que, apesar de ter avisado sobre a insuficiência renal do idoso, os médicos e enfermeiros ministraram soro ao paciente. A família chegou a registrar um boletim de ocorrência.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que está investigando o caso “com rigor e responsabilidade”.
Liberado ainda debilitado
Ao g1, a nora contou que ao passar o sogro pela triagem, por volta das 14h50 de quarta, ela, o marido e o outro filho do paciente avisaram sobre a insuficiência real e também uma fístula no braço.
“Ele ficou na sala de urgência e os filhos dele iam lá, perguntava o que estava acontecendo e falavam que ele estava bem”.
Por volta de 20h30, a sala onde o idoso e outros pacientes estavam foi fechada, e os familiares ficaram sem receber nenhuma informação, conta Kemilly.
Pouco tempo depois, o médico responsável informou que, após os exames realizados, José estava bem e receberia alta. A nora conta, porém, que o sogro não apresentou melhora.
“Ele estava reclamando de falta de ar, dor na nuca e com dor na língua. Na hora em que a gente tirou ele, ele não conseguia entrar no carro. Ele não estava com força para nada.”
A família retornou para casa, e o idoso começou a apresentar delírios, tremor e não conseguiu se alimentar.
Diante disso, decidiram levar o idoso ao hospital particular São Paulo. Segundo Kemilly, os médicos da unidade informaram que uma grande quantidade de líquido havia sido ministrada ao paciente.
Infecção no sangue e UTI
Ainda no Hospital São Paulo, a nora conta que o idoso foi levado para fazer raio-x e exame de sangue, que confirmaram nível elevado de líquido no corpo e também uma infecção no sangue.
“Por conta da diabete, ele tem um úlcera no pé, essa úlcera acabou infeccionando e deu esses sintomas todos. Só que na UPA, falaram que ele estava bem, que ele não tinha infecção”.
Após receber os atendimentos, o idoso foi encaminhado à UTI do Hospital Santa Lydia para fazer hemodiálise e evitar uma possível intubação, diz Kemilly. O paciente seguia internado até esta sexta-feira.
Hospital Santa Lydia, em Ribeirão Preto
Divulgação
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região