3 de janeiro de 2025

Idosos com 80 anos ou mais podem se vacinar a partir desta terça contra a cepa XBB da Covid; veja o calendário de vacinação do Rio

A vacina estará disponível em todas as 238 clínicas da família e centros municipais de saúde espalhados pela cidade, além do Super Centro Carioca de Vacinação de Botafogo e no de Campo Grande. Prefeitura do Rio disponibiliza pontos extras de vacinação contra a Covid e outras doenças neste sábado
Edu Kapps/SMS-Rio
A campanha de vacinação contra a covid-19 atualizada para a cepa XBB foi ampliada na cidade do Rio de Janeiro a partir desta terça-feira (4). Agora, idosos com 80 anos ou mais e pessoas com indicação médica de antecipação da vacina devido a comorbidade grave já podem se vacinar.
A cepa XBB da Covid é subtipo da variante ômicron, que atualmente predomina nas análises de sequenciamento genômico do vírus.
Veja no final da reportagem o calendário de vacinação da capital fluminense.
A vacina estará disponível em todas as 238 clínicas da família e centros municipais de saúde espalhados pela cidade, além do Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, que funciona todos os dias, das 8h às 22h; e do Super Centro Carioca de Vacinação de Campo Grande, localizado no Park Shopping Campo Grande, que também abre todos os dias, de acordo com o horário de funcionamento do centro comercial.
A atual etapa da campanha também contemplará idosos internados em institutos de longa permanência para idosos (ILPI), independentemente da faixa de idade.
A secretaria explica que atualizar a vacinação da covid-19 contra a cepa predominante será fundamental para o controle dos indicadores da doença, assim como acontece anualmente com a gripe.
“As pessoas devem ficar atentas ao calendário, para não perder a data da nova dose, que tende a se tornar anual. A covid-19 já provocou muitas mortes e foi controlada graças à adesão da população à vacina. Não podemos dar chance para a doença”, diz o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.
Calendário de vacinação
Sexta-feira (7) – pessoas com 70 anos ou mais;
Terça-feira (11) – da faixa de 65 anos ou mais;
Terça-feira (18) – a campanha passa a contemplar adultos com comorbidades sem necessidade de apresentação de laudo médico, bastando histórico clínico, receitas ou qualquer outro documento de comprovação.
A vacina estará disponível em todas as 238 clínicas da família e centros municipais de saúde espalhados pela cidade, além do Super Centro Carioca de Vacinação de Botafogo e no de Campo Grande.
Divulgação

Mais Notícias