19 de outubro de 2024

Idosos de 84 e 73 anos decidem se casar em Brasília após mais de quatro décadas juntos

Dulce e Francisco se conheceram em 1981. Cerimônia é neste sábado (19), em Ceilândia. Francisco e Dulce em casa dias antes do casamento.
Guilherme Chaves
Um casal de idosos decidiu eternizar seu amor oficialmente, no Distrito Federal, após mais de quatro décadas juntos. Dulce Cardoso, de 84 anos, e Francisco Assis, de 73 anos, se casam neste sábado (19), em Ceilândia. 👰🏽‍♀️🤵🏽‍♂️
A ideia de oficializar a união surgiu no último Dia das Mães, após sugestão família. Uma grande família – apesar de não terem tido filhos juntos, Dulce teve 10 filhos que geraram 20 netos, 12 bisnetos e um tataraneto que preencheram a vida de Francisco (saiba mais abaixo).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
Dulce é de Ipameri, Goiás, e veio para Brasília em 1964 onde se aposentou trabalhando como copeira. Francisco é de São Rafael, no Rio Grande do Norte, e chegou em Brasília em 1973 onde se aposentou como trabalhador da construção civil.
Eles se conheceram em 1981, em uma festa que acontecia aos domingos. Segundo Dulce, que já era viúva à época, “ele apareceu”. 💕
“Ele veio perguntando ‘onde você mora?’, eu falei ‘moro em tal lugar’ . No outro domingo ele voltou de novo e a gente ficou, era dia 23 de maio de 1981”, conta Dulce.
Pouco tempo depois, eles “se juntaram”, lembra Dulce, e foram morar em uma casa de madeira na antiga Vila IAPI, no Distrito Federal. Mais tarde, por meio de um programa de moradias do governo, chamado de Campanha de Erradicação de Invasões (CEI), eles ganharam um lote e puderam construir a casa onde moram até hoje, em Ceilândia.
Uma grande família 👨🏽‍🦳👩🏽‍🦳
Dulce (segurando o microfone) e Francisco (segurando o pandeiro) no aniversário de Francisco em 1986
Arquivo pessoal
Alda Nunes de Castro tem 68 anos e é a filha mais velha da noiva. Alda conta que Francisco sempre cuidou dela, dos irmãos e dos netos com todo carinho.
“Ele realmente foi um pai pra nós. Então, assim, tudo que a minha mãe falava para ele, ‘faz isso para os meus filhos’, ele fazia. E nós todos temos muito carinho e respeito por ele. Ele é uma pessoa maravilhosa”, diz Alda.
Em 23 de maio deste ano, o casal completou 43 anos juntos. No dia 17 de setembro eles se casaram no cartório.
Neste sábado (19), a cerimônia religiosa acontece na Seara Espírita de Umbanda Ogum, Oxossi e Xangô. A expectativa é reunir cerca de 200 pessoas
“O segredo (para ficar junto) é um respeitar o outro, porque se em um casal não há respeito, não vive. O casal têm que entender a união, tem que respeitar.”, ensina Dulce.
LEIA TAMBÉM
ENTENDA: Decisão do STF libera pessoas acima de 70 anos de escolherem como partilhar os bens no casamento
60+: UnB abre inscrições de vestibular para idosos
Leia outras notícias da região no g1 DF.

Mais Notícias