16 de janeiro de 2025

IFPA abre seleção para ensino médio técnico em informática e aquicultura; saiba como participar


Vagas são para o campus de Vigia, no nordeste do Pará. A seleção será por desempenho escolar. Instituto Federal do Pará (IFPA)
Assessoria
Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Especial (PSE) do campus avançado Vigia do Instituto Federal do Pará (IFPA), no nordeste do estado. A seleção será por desempenho escolar.
Ao todo, são 80 vagas ofertadas em cursos de educação profissional técnica de nível médio, na forma de oferta integrada ao ensino médio.
40 vagas para o curso de aquicultura, matutino
40 vagas para informática, vespertino.
Os cursos são presenciais, para ingresso no primeiro semestre do ano letivo de 2025, conforme o calendário acadêmico do campus. As oportunidades são cursos regulares com duração de até quatro anos, com matriz curricular composta de disciplinas de formação geral do ensino médio e específicas da área profissional de cada curso.
Inscrições e requisitos
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente de forma presencial, na secretaria acadêmica do campus avançado Vigia, de 16 a 17 de janeiro e de 20 a 24 de janeiro, das 9h às 11h e das 14h às 16h, e, nos dias 18 a 25 de janeiro, das 9h ao meio-dia.
Para se inscrever, o candidato deverá ter concluído ou estar concluindo o 9° ano do ensino fundamental ou ensino equivalente e ter em mãos o documento oficial de identificação com foto e o histórico escolar ou boletim escolar oficial.
Seleção
De acordo com o IFPA, a seleção será pelo desempenho escolar, com base nas notas e conceitos obtidas no 7° e no 8° ano do ensino fundamental, das disciplinas de língua portuguesa e matemática.
Do total de vagas ofertadas, por curso e turno, no mínimo 50% são reservadas à candidatos egressos de escolas públicas e constituem o sistema de cotas.
✅ Siga o canal do g1 Pará no WhatsApp
As demais vagas são para a modalidade de Ampla Concorrência (AC) ou concorrência geral. Do total das vagas ofertadas como AC, 50% serão destinadas para as políticas de ações afirmativas próprias do IFPA.
O candidato autodeclarado negro (preto ou pardo), indígena ou quilombola realizará o procedimento de heteroidentificação.
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.

Mais Notícias