21 de setembro de 2024

IFSertãoPE lança livro sobre história e cultura africana e afro-brasileira

A obra busca evidenciar e direcionar para a desconstrução da imagem colonizada referente aos estudos propostos pelas Leis 10.639/03 e 11.645/08. O livro aborda a inclusão nos currículos das discussões sobre a história e cultura africana e afro-brasileira, em dois sentidos: o conteúdo e o método.
Reprodução/IFSertãoPE
O IFSertãoPE lançou nesta quinta-feira o livro “Pluralidade étnico-racial e currículo emancipatório: pesquisas, experiências e ações educativas pensando o chão da escola”, que pode ser acessado gratuitamente através deste link. A obra apresenta pesquisas e experiências desenvolvidas a partir de abordagens teórico-metodológicas ancoradas na ideia da diversidade como parâmetro para compreensão da realidade sociocultural na atualidade.
O livro aborda a inclusão nos currículos das discussões sobre a história e cultura africana e afro-brasileira, em dois sentidos: o conteúdo e o método. A abordagem busca evidenciar e direcionar para a desconstrução da imagem colonizada referente aos estudos propostos pelas Leis 10.639/03 e 11.645/08.
A obra está dividida em duas partes: seção I (abordagens teórico-metodológicas: Lei 10.639/03, 11.645/08 e um currículo emancipatório) e seção II (experiências e ações educativas: pluralidade étnico-racial no chão da escola). Em cada seção, o leitor vai encontrar subsídios teórico-práticos para enriquecer suas práticas pedagógicas e sua visão de mundo, caminhando para uma educação e um pensamento antirracistas.
“Pluralidade étnico-racial e currículo emancipatório: pesquisas, experiências e ações educativas pensando o chão da escola” faz parte da coletânea de publicações da Editora IFSertãoPE em parceria com a Executiva do XII Congresso de Pesquisadores e Pesquisadoras Negras e Negros (COPENE) e a Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) – ABPN.
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