26 de janeiro de 2025

Imagens aéreas mostram táticas de guerrilha e traficantes disparando sem olhar direção dos tiros no Alemão


Logo que as primeiras equipes da polícia chegaram à Nova Brasília, bandidos se organizaram em becos e vielas. Cinco pessoas morreram durante megaoperação da polícia. Imagens aéreas mostram a ação de traficantes no Alemão
Imagens aéreas obtidas pelo Jornal Nacional mostram táticas de guerrilha adotadas por traficantes do Complexo do Alemão e também os bandidos disparando sem ao menos olhar a direção para onde vão os tiros, enquanto os policiais entravam em comunidades na megaoperação desta sexta-feira (24).
Desde as primeiras horas desta sexta-feira, bandidos dispararam milhares de tiros contra as forças de segurança do estado, em um confronto que acabou resultando em cinco mortes e vários feridos. Um policial do Batalhão de Choque, atingido na cabeça segue internado em estado grave. Entre os mortos está um jardineiro que ia para o trabalho e um idoso de 67 anos.
Logo que as primeiras equipes da polícia chegaram à Nova Brasília, bandidos se organizaram em becos e vielas. Um homem branco, com um fuzil no ombro, bermuda preta, descalço e sem camisa, é quem orienta os demais traficantes – todos armados. São 13 no total.
Em outro ponto, em meio a uma montanha de lixo, nove traficantes se revezam dando tiros em direção à entrada da favela, por onde vinham os veículos blindados. Na segunda imagem, dois bandidos empunhando fuzis atiram sem sequer olhar, para o meio de uma rua.
Em mais um ponto, é possível ver que criminosos jogam uma granada com a aproximação de um carro blindado da polícia, outra bomba explode a poucos metros.
Criminoso aparenta disparar sem olhar ao certo para onde vão os tiros no Alemão
Reprodução
Homem dispara na direção dos policiais no Alemão
Reprodução/RJ1
A operação
A operação desta sexta foi mais uma fase da Operação Torniquete, iniciativa permanente das forças de segurança do RJ contra o roubo de veículos e de cargas. Entre os mortos durante a operação há um jardineiro que morreu após ser atingido por uma bala perdida perto do BRT da Penha. Ele tinha 35 anos e estava tomando café quando foi ferido.
Também morreram um menor de idade, de 16 anos que, segundo a polícia, é envolvido com o tráfico também foi baleado e morto; um idoso de 67 anos identificado como Geraldo Carlos Barbosa dos Reis, que foi baleado, levado para a UPA do Alemão e não resistiu e um homem de 53 anos, ainda não identificado.
Apenas uma pessoa, que era foragida da Justiça, foi presa. Um desmanche de veículos roubados foi encontrado na comunidade da Fazendinha, e cerca de 1 tonelada de droga foi achada em uma casa. Em outros pontos, os policiais acharam uma estufa de maconha e uma mala com pasta base de cocaína e um carro. As drogas foram apreendidas e serão periciadas.
Vídeos e imagens feitos na comunidade mostram imóveis destruidos, entre eles casas de moradores e estabelecimentos atingidos por milhares de projéteis.
Casa fica destruída após megaoperação da polícia no Alemão e na Penha, no Rio
Betinho Casas Novas/TV Globo

Mais Notícias