10 de janeiro de 2025

‘Imagino minha mãe boiando, esperando socorro e não tinha quem ajudasse’, diz filha de idosa que morreu durante enchente em SP

Valdete Borges de Oliveira, de 75 anos, foi retirada por vizinhos de casa invadida pela enxurrada na Vila Verde, região de São Miguel Paulista. Segundo a Defesa Civil do estado, essa foi a 18º morte por causa da chuva somente neste ano. Idosa de 75 anos morre durante enchente neste domingo na Zona Leste de SP
Uma idosa, de 75 anos, morreu na noite de domingo (17) depois que a água invadiu sua casa na Travessa Maria Pinto Labiapari, na Vila Verde, região de São Miguel Paulista.
Valdete Borges de Oliveira chegou a ser socorrida por vizinhos e levada para o Hospital Tide Setúbal, mas chegou no local sem vida.
“Eu cheguei, entrei e vi tudo destruído. Imagino minha mãe boiando na casa, esperando por socorro e não teve quem ajudasse. Imagina o que ela passou, o desespero. A água destruiu tudo, a única coisa que ficaram foram as fotos da sala, intactas”, afirma Luzinete Borges de Oliveira Estevan, uma das filhas de Valdete.
Fotos na sala de Valdete.
Reprodução/ TV Globo
Segundo a Defesa Cívil do estado, essa foi a 18º morte por causa da chuva somente neste ano.
A chuva forte que atingiu a cidade causou estragos em vários bairros da região da Zona Leste (veja vídeo acima). Os mais afetados foram Itaquera, São Miguel Paulista, Cidade Líder e Itaim Paulista.
“A água passou acima do portão, em torno de 50cm. Arregaçou o portão, quebrou tudo. Entrou na casa toda. Primeira vez em 28 anos que entrou dessa altura a água, sempre ficou abaixo do portão, mas dessa vez passou”, afirma Dalvino Borges, também filho de Valdete.
Com a força da água, a casa da vítima ficou revirada. O impacto foi tão grande que quebrou a porta de entrada no meio. Segundo os filhos, a água passou de um 1,40m de altura.
Força da água quebrou a porta da casa da vítima.
Reprodução/ TV Globo
A capital paulista registrou no domingo o quarto dia seguido de temperatura média de 34°C.
Chuva causa estragos em vários bairros da Zona Leste de SP neste domingo
Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
LEIA MAIS:
‘Estamos abandonados, político só aparece aqui em época de eleição’, dizem moradores atingidos por chuva na Zona Leste de SP
Ao entrar na casa invadida pela enchente para socorrer a idosa, os vizinhos contam que Valdete Borges de Oliveira já estava desacordada.
A idosa foi levada para o Hospital Tide Setúbal, mas já chegou no hospital sem vida.
Uma fonte do hospital afirmou que as causas e as circunstâncias da morte de Valdete ainda não foram definidas.O corpo de Valdete foi encaminhado ao IML Central da capital.
Chuva atinge bairros de São Miguel Paulista e Itaquera, na Zona Leste de SP, neste domingo (17).
Reprodução
A mulher estava sem documentos e um parente dela apareceu durante a noite no hospital para identificar a vítima.
O Corpo de Bombeiros também faz buscas por um homem que teria sido arrastado pela enxurrada por volta das 18h20 na Avenida Barão Luis de Arariba, na Vila Curuça, região do Itaim Paulista, também na Zona Leste.
18 mortes pelas chuvas de 2024
Com a morte da idosa neste domingo (17), a Defesa Civil já registra 18 mortes pelas chuvas em todo o estado de São Paulo neste ano de 2024.
Entre as mortes, pelo uma vítima foi atingida por raio, um óbito aconteceu em virtude de deslizamento e 12 por enchentes ou enxurradas, além de outras quatro mortes por outros motivos ligados às chuvas.
No ano passado foram 98 óbitos sendo, sendo três por raio, 67 por deslizamento, três por desabamento, 20 por enchente ou enxurrada, dois por alagamento e três por outros motivos.
Chuva forte em Itaquera e São Miguel
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura de SP, vários córregos transbordaram na região Leste, em virtude da forte chuva.
As chuvas na região caíram entre as 17h45 e 19h25, principalmente nas regiões da Subprefeitura de Itaim Paulista e Itaquera.
Forte chuva na Zona Leste de São Paulo
Em Itaquera foram ao menos 62,6 milímetros de chuvas durante a noite deste domingo (17).
No bairro do Rio Verde, a rua Cunha Porã teve 110,8 milímetros de chuvas no mesmo horário.
Locais onde mais choveu na noite deste domingo (17), segundo CGE:
Itaquera: 62,6mm
Parelheiros: 34,2mm
São Miguel Paulista: 23,2mm
Itaim Paulista: 12,6mm
Rio Verde – Rua Cunha Porã: 110,8mm
Córrego Itaquera Soleira: 79,0mm
Córrego do Lajeado – rua Manoel Barbalho de Lima: 53,5mm
Córrego Jacú – Avenida Itaquera: 52,4mm
Córrego Lajeado: 47,4mm
Água Vermelha: 29,6mm

Mais Notícias