O alerta é do governo federal: campanhas maliciosas estão induzindo usuários a baixar e instalar apps falsos a partir de diferentes lojas virtuais. Receita Federal identifica aplicativos falsos para roubar dados de contribuintes
A Receita Federal identificou aplicativos falsos que se passam por oficiais para roubar dados dos contribuintes.
Além do cuidado com as informações que vão ser prestadas, o contribuinte também tem que ficar atento aos golpes ao declarar o imposto de renda. O alerta é do governo federal. Campanhas maliciosas estão induzindo usuários a baixar e instalar aplicativos falsos a partir de diferentes lojas virtuais.
As informações sobre a declaração do Imposto de Renda estão disponíveis no ambiente virtual. Nem tem necessidade do contribuinte, em caso de dúvida, aparecer pessoalmente nos guichês da Receita, mas é importante saber que as orientações e programas referentes ao Imposto de Renda estão publicados exclusivamente no site e nos aplicativos oficiais da Receita Federal.
Site da Receita Federal
JN
É só entrar no endereço gov.br/receitafederal e clicar no espaço em destaque do Imposto de Renda. A declaração pode ser preenchida e enviada por ali para quem tem o cadastro prata ou ouro na conta gov.br. Pelo site, também é possível encontrar o caminho para baixar o aplicativo ou o programa oficial da Receita Federal.
O auditor da Receita Federal Murilo Cerqueira alerta que o contribuinte que usa um aplicativo falso continua em débito com o fisco e pode ter outros problemas:
“Um eventual golpista pode utilizar essas informações, por exemplo, para abrir alguma conta bancária, utilizar dados pessoais do contribuinte para realizar algum cadastro, solicitar benefícios. Então, importante que ele transmita nos canais corretos e mais seguros”.
Governo espera receber 43 milhões de declarações de Imposto de Renda
JN
O governo espera receber cerca de 43 milhões de declarações em 2024. Até agora, já foram enviadas quase 4 milhões.
A contadora Hélina Demicheli preenche, em média, 500 declarações por ano e reforça que usa o único caminho seguro para enviar as informações fiscais dos clientes:
“Ou você se dirije ao site oficial da Receita para que você mesmo fazer a declaração, baixando ela através da senha gov, ou você procura um profissional capacitado que vai fazer isso para você. E nunca confiar em link enviado, em mensagem, e-mail, nada disso”.
LEIA TAMBÉM:
Imposto de Renda 2024: declaração pré-preenchida e recebimento via PIX dão prioridade na restituição
Governo atrasa no prazo, e Haddad diz que reforma do Imposto de Renda será feita em etapas