19 de janeiro de 2025

Incêndio atinge comunidade em Cidade Tiradentes, Zona Leste de SP, e deixa 50 famílias desalojadas

No local, moravam cerca de 100 famílias. O fogo começou em um galpão de materiais recicláveis e pelo menos 13 famílias perderam tudo. Incêndio atinge comunidade em Cidade Tiradentes, Zona Leste de SP
Um incêndio atingiu a comunidade Inácio Monteiro, na Cidade Tiradentes, extremo Leste de São Paulo, e deixou cerca de 50 famílias desalojadas, sendo que 13 delas perderam tudo. O fogo começou na terça (18), às 18h, em um galpão de materiais recicláveis.
No local, moravam cerca de 100 famílias. O galpão fica atrás da comunidade e, logo que o fogo começou, se espalhou com rapidez, principalmente pelo ar seco e por muitas casas serem de madeira.
“Minha casa foi a primeira atingida pelo fogo. Eram muitas pessoas correndo, gritando, escutando as crianças chorar, muitas crianças perguntando onde iam dormir e minha filha falando: ‘mãe, por favor, pega minha bolsa porque amanhã eu tenho prova na escola’. Eu não tenho palavras para descrever isso”, relatou Mayara Oliveira dos Santos, moradora da comunidade.
Comunidade Inácio Monteiro, em Cidade Tiradentes, atingida por incêndio que deixou 50 famílias desalojadas
Lucas Jozino TV Globo
Segundo a Secretaria da Segurança Pública, a Polícia Civil investiga a causa do incêndio e informou que o Corpo de Bombeiros tem 2.170 agentes na região metropolitana de SP e que há um grupo especial para atuar em ocorrências mais complexas.
Na manhã desta quarta (11), o incêndio já tinha acabado e famílias e lideranças comunitárias ajudaram na limpeza, reconstrução e alimentação das famílias atingidas. A comunidade também recebeu doações.
“A gente teve que salvar as pessoas e deixar pegar fogo porque não deu tempo”, disse Ana Ilza Pereira, moradora da comunidade.
Adultos percorrem lugar em que casas ficavam na comunidade Inácio Monteiro, Zona Leste de SP, depois de incêndio
Lucas Jozino/ TV Globo
Incêndios
Segundo o Corpo de Bombeiros, o número de ocorrências de incêndio triplicou nos primeiros quatro meses de 2024 quando comparado ao mesmo período de 2023. Este é o maior número desde 2016.
De acordo com um levantamento da TV Globo, a Grande São Paulo registrou em média 111 incêndios neste ano, que corresponde a 4,59 ocorrências por semana. No total, seis pessoas morreram e 45 ficaram feridas.
O maior número de registros de incêndios na Grande São Paulo é em apartamentos e residências. Somente em 2024, 46 foram em residências e 19 em apartamentos, deixando 9 e 29 feridos, respectivamente. Três pessoas morreram nos incêndios causados em residências.
VÍDEO: Bombeiros seguem tentando apagar incêndio que atinge indústria em Barueri na Grande SP
Incêndio na comunidade Inácio Monteiro, na Cidade Tiradentes, Zona Leste de SP
Reprodução/ TV Globo
Clima
O inverno começa nesta sexta (21), e a semana tem sido de calor e clima seco. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os índices de umidade devem variar entre 30% e 20%. Portanto, é necessário reforçar a ingestão de líquidos, evitar exposição ao sol e atividades físicas intensas nas horas mais quentes do dia.
Inmet emite aviso meteorológico para baixa umidade do ar na Grande SP

Mais Notícias