Dez casas foram atingidas. Viveiro, áreas em recuperação e instalações hidráulicas e elétricas foram destruídos. Fogo atinge Chapada dos Veadeiros
Um incêndio destruiu 497 hectares de Cerrado nativo em Alto Paraíso de Goiás, no Entorno do DF. De acordo com o Instituto Biorregional do Cerrado (IBC), o fogo que atingiu a Chapada dos Veadeiros consumiu 99% da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Murundu, além de casas, viveiros e áreas de plantio.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
O incêndio aconteceu no sábado (24), pouco depois das 11h. O sócio-fundador do IBC Thomáz Enlazador contou que o fogo começou em área vizinha e levou cerca de seis horas para ser controlado.
“O fogo começou na terra vizinha do IBC, face nordeste. Um calor extremo, baixa umidade e vento nordeste em direção ao IBC e Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros”, contou.
De acordo com Thomáz, o fogo destruiu um viveiro, instalações elétricas, instalações hidráulicas para distribuição de água, estruturas de áreas comunitárias, áreas em recuperação e áreas de replantio. Dez casas também foram incendiadas, mas o fogo não comprometeu as estruturas, informou Thomáz.
Fogo atinge Chapada dos Veadeiros, em Goiás
Divulgação / ICB
LEIA TAMBÉM:
CRIME: Preso suspeito de causar incêndio em fazendas diz ter recebido cerca de R$ 300 para atear fogo em propriedade, segundo delegado
VÍDEO: Preso suspeito de causar incêndio em fazendas diz que ateou fogo de propósito
FORÇA-TAREFA: Aviões são usados para conter incêndio que atinge fazendas em Goiás
Em vídeo divulgado pelas redes sociais, o coordenador institucional do IBC, Daniel Cintral, contou que viveram uma situação de pânico ao enfrentar “o maior fogo que a gente teve por aqui”.
“A gente sabe que o Cerrado é tem a capacidade de se regenerar. Daqui há alguns meses, toda essa área vai estar verde. Mas ao mesmo tempo, fica o nosso prejuízo e a sensação de impotência, tanto diante do fogo, como também diante das ações humanas, da imprudência”, avaliou.
Área atingida pelo fogo em Alto Paraíso de Goiás
Divulgação / ICB
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás