11 de outubro de 2024

Incêndio em área de fazenda da Unesp de Botucatu completa duas semanas e afeta fauna e flora local

Chamas se alastraram rapidamente pela área de 1,2 mil hectares. Segundo a administração do local, ainda não é possível calcular a extensão total dos danos. Queimada atinge área de vegetação em Botucatu e assusta animais silvestres
O Corpo de Bombeiros e brigadistas tentam controlar um incêndio em uma grande área de mata na Fazenda Edgárdia, pertencente à Unesp de Botucatu (SP), que já se estende por mais de duas semanas.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
O local é uma Área de Proteção Permanente por conta da grande biodiversidade presente no local, que abriga espécies de fauna e flora ameaçadas de extinção.
A fazenda tem 1,2 mil hectares e foi afetada pelas chamas que começaram em uma área pequena, mas se espalharam rapidamente devido ao vento e ao tempo seco. Segundo a administração da fazenda, ainda não é possível calcular a extensão total dos danos.
Equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e dezenas de brigadistas estão empenhadas no combate às chamas, que se intensificam em razão da topografia montanhosa e das dificuldades de acesso.
Incêndio em fazenda da Unesp de Botucatu já dura mais de duas semanas
TV TEM/Reprodução
Alguns animais que moram na região não conseguiram fugir das chamas a tempo de serem resgatados e morreram com o calor.
Em um vídeo registrado em outro foco de incêndio na região de Botucatu, é possível ver um veado catingueiro correndo em meio às cinzas, tentando sobreviver ao fogo. (Veja abaixo).
Veado catingueiro foge de incêndio em área de vegetação de Botucatu
A Prefeitura de Botucatu decretou situação de emergência e criou um comitê de gerenciamento de crise com a Defesa Civil e outras entidades para auxiliar no combate às chamas.
A expectativa é que a chegada de chuvas, prevista para o final desta semana, possa amenizar os impactos do incêndio em toda a região da Cuesta Paulista.
Incêndio em fazenda da Unesp de Botucatu já dura mais de duas semanas
TV TEM/Reprodução
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias