Fogo começou na terça-feira (13). A Defesa Civil suspeita que o incêndio seja criminoso. Incêndio no antigo lixão de Inconfidentes já dura uma semana; há alerta para fumaça tóxica
Já dura uma semana o incêndio no antigo lixão de Inconfidentes (MG). O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil atuam no combate aos focos, que nesta terça-feira (20) estão espalhados por toda a área.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
No ar já da para ver os reflexos do incêndio. A fumaça toma conta do horizonte, um cenário que tem causado problemas aos moradores que vivem próximos ao lixão desativado.
O incêndio começou na terça-feira (13) e, quando os bombeiros de Pouso Alegre chegaram, parte do fogo já tinha sido controlado por moradores. A Defesa Civil suspeita que o incêndio seja criminoso.
“O fato de ter começado às margens do lixo, né? E ele [o fogo] ter se alastrado pela vegetação. Ele não começou literalmente no lixo, muito provavelmente ele começou na beira da estrada e veio subindo. E afetou, pegou aqui, imediatamente após a estrada já está o aterro da cidade, então acabou afetando o nosso aterro”, explicou Thiago Zuccon, coordenador da Defesa Civil.
Incêndio no antigo lixão de Inconfidentes já dura uma semana; há alerta para fumaça tóxica
Reprodução / EPTV
As chamas que estavam na parte superior foram contidas pelos moradores ainda nos primeiros dias. Porém, o fogo agora está no subsolo, por isso o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil utilizam terra e água para evitar que as chamas se espalhem.
São pelo menos 10 homens trabalhando na área atingida pelo fogo. Conforme a Defesa Civil, as chamas estão controladas e não devem atingir casas e terrenos próximos ao lixão. O principal problema, agora, é a fumaça.
“A gente está lutando aqui para poder extinguir essa fumaça. O que pode acontecer é vir a ter problemas respiratórios no pessoal”, disse o coordenador da Defesa Civil.
Incêndio no antigo lixão de Inconfidentes já dura uma semana; há alerta para fumaça tóxica
Reprodução / EPTV
A qualidade do ar e a fumaça tóxica ainda não impactaram nos atendimentos em saúde do município. Ainda assim, a secretaria de Saúde segue monitorando a situação.
“A gente vem orientando a equipe de saúde, orientando a equipe médica, enfermeiros, orientando a própria população para o uso de máscara em lugares que têm bastante poeira, o uso de máscara em lugares que contêm bastante fumaça e também orientando a questão da umidificação dos ares. Quem tem umidificadores em casa pode usar nesses períodos de seca. Hoje, diante desse cenário, a gente vem fazendo campanhas educativas nas escolas, na educação, na saúde, para tentar prevenir o mínimo possível de incidentes relacionados a infecções do trato respiratório”, afirmou Pedro Paulo Moreira, secretário de Saúde de Inconfidentes.
⚠️ Ainda de acordo com o secretário de Saúde, caso alguém apresente algum sintoma ou consequência causada pela fumaça, é importante entrar em contato com a secretaria de Saúde pelo telefone (35) 3464-1040.
Desativado
A Prefeitura de Inconfidentes afirmou que o lixão está desativado e funciona atualmente como área de armazenamento temporário de resíduos, que depois são levados para um aterro licenciado em Pouso Alegre (MG).
Por causa do fogo no local, o transporte foi reduzido para preservar a saúde dos operadores.
Incêndio atinge lixão desativado em Inconfidentes, MG
Defesa Civil
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas