17 de janeiro de 2025

Incêndio no Parque Nacional do Itatiaia entra no terceiro dia

Chamas começaram na sexta-feira, dia que a reserva completou 87 anos. Ainda não há previsão para fogo ser controlado. Parte alta do parque continuará fechada para visitação até, no mínimo, segunda-feira. Incêndio atinge parte alta do Parque Nacional do Itatiaia
O incêndio no Parque Nacional do Itatiaia entra no terceiro dia neste domingo (16) e segue sem previsão para ser controlado. As chamas começaram na tarde de sexta-feira (14), dia que o parque completou 87 anos.
A área atingida é de aproximadamente 160 hectares. Para se ter uma melhor dimensão da área incendiada, a área atingida equivale a 160 campos de futebol, já que 1 hectare tem tamanho simular ao de 1 campo, que são 10 mil metros quadrados.
Segundo o Corpo de Bombeiros, as tropas têm encontrado dificuldades para combater as chamas em alguns locais de difícil acesso, tendo em vista que a área atingida pelo incêndio fica entre o Morro do Couto e a Pedra do Camelo, localizada na parte alta do parque.
“Estamos realizando o monitoramento contínuo da área com drones e realizando o mapeamento do fluxo e da direção do fogo, visto que grande parte do incêndio está em uma área com mais de 2 mil metros de altura, com fortes ventos e em locais que são extremamente íngremes. Não há previsão do término de operação e as equipes continuam trabalhando dia e noite, buscando o quanto antes eliminar todos os focos desse incêndio”, disse o major Fábio Contreiras, porta-voz do Corpo de Bombeiros.
Helicóptero do Corpo de Bombeiros combatendo incêndio no Parque Nacional do Itatiaia
Divulgação/Corpo de Bombeiros
O trabalho de combate ao fogo envolve mais de 100 bombeiros, de 15 quartéis diferentes. A operação conta com auxílio de 20 viaturas e dois helicópteros do Grupamento de Operações Aéreas da corporação, que realizam monitoramento da área atingida, transporte de tropa e combate aos focos.
A corporação conta com o apoio de equipes do Exército, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), brigadas voluntárias com treinamento específico para esse tipo de situação, e da Parquetur, a concessionária que administra o local.
A gestão da reserva informou que a parte alta do parque continuará fechada para visitas, no mínimo, até esta segunda-feira (17).
As causas do ocorrido serão investigadas por meio de perícia após o fogo ser dissipado.
Incêndio no Parque Nacional do Itatiaia
Divulgação/Corpo de Bombeiros
Sobre o Parque Nacional do Itatiaia
Travessia Serra Negra
Divulgação/Parque Nacional do Itatiaia
O Parque Nacional do Itatiaia foi criado em junho de 1937 e foi o primeiro parque nacional do país, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Ele fica na Serra da Mantiqueira – entre os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e próximo à divisa com São Paulo. Os limites alcançam os municípios de Itatiaia (RJ), Resende (RJ), Itamonte (MG) e Bocaina de Minas (MG).
Inicialmente abrangendo uma área de aproximadamente 12 mil hectares, ele foi ampliado para 28 mil hectares em de setembro de 1982. O parque é caracterizado por montanhas e rochas, sendo o Pico das Agulhas Negras o ponto mais alto, com altitude de 2.791,5m – o quinto maior do país.
Em 2017, pelo aniversário de 80 anos da reserva, o local recebeu Medalha Tiradentes, a mais alta condecoração concedida pela Alerj.
Siga o g1 no Instagram | Receba as notícias no WhatsApp
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul

Mais Notícias