4 de outubro de 2024

Incêndio provoca prejuízos em haras no distrito de Sabaúna, em Mogi; queimadas atingem outras cidades do Alto Tietê

Imagens aéreas registraram as proporções do incêndio e a dimensão dos estragos causados pelo fogo. Segundo os bombeiros, não houve vitimas. Santa Isabel e Guararema também registaram incêndios na quarta-feira (2). Incêndio provoca prejuízos em haras de Mogi das Cruzes
Um incêndio em uma área de mata atingiu um haras no distrito de Sabaúna, em Mogi das Cruzes, na quarta-feira (2). Com o tempo seco e com vento forte, o fogo se alastrou e comprometeu parte da estrutura da propriedade. Não houve feridos.
Imagens aéreas registraram as proporções do incêndio e a dimensão dos estragos causados pelo fogo.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
Fabiana Mota, proprietária do haras, explicou que o fogo começou por volta das 12h, atrás do salão, onde é preparado o local para restaurante aos sábados, domingos e feriados, e que contava com um deck. Ela afirma que a maior preocupação era que o fogo atingisse esta parte do haras.
“E aí uniu o pessoal aqui de Sabaúna, vieram moradores também, o pessoal que mora aqui no haras, para apagar esse incêndio que começou ali. E a gente conseguiu parar o fogo naquele ponto, só que ele se alastrou e desceu aqui para a região embaixo, onde está o quiosque, o rancho. E foi uma perda para nós, porque o rancho é um lugar que nós já tínhamos datas agendadas para eventos. Então, paralelamente ao restaurante, que a gente abre, aqui aconteciam eventos particulares. Então, para nós foi uma perda”.
Incêndio haras Sabaúna Mogi
TV Diário/Reprodução
Segundo o Corpo de Bombeiros, foram mais de 20 chamados de incêndio em Mogi das Cruzes somente na quarta-feira (3). Anderson Camilo, marido de Fabiana e que também é proprietário do haras, ressalta o trabalho dos moradores locais junto dos bombeiros e da prefeitura para que os estragos não fossem ainda maiores.
“Foi um susto, cara. Eu nunca imaginei na minha vida passar por uma situação dessas. Acho que essa foi a vez que eu mais tive medo na minha vida. Foi ontem. Porque o fogo foi vindo e a gente achava que ele não ia chegar até aqui dentro de onde a gente estava e, de repente, em questão de segundos, ele estava quase dentro da nossa casa. E aí o meu filho ficou com muito medo, chorando. As crianças desesperadas, o fogo foi entrando, entrando, e as pessoas começaram a vir de Sabaúna para ajudar, com balde, com vassoura. E a gente saiu, aquela… Todo mundo junto”.
Augusto Cesar Barbosa, secretário Municipal de Segurança Pública, disse que a pasta foi acionada através da Defesa Civil, que trabalhou em conjunto com os bombeiros para conter as chamas.
“Quando a gente chegou no local aqui, a gente viu que tinham vários focos de incêndio espalhados aqui pela região. E o vento era muito forte, então, esse foco de incêndio se propagava muito rápido, por aqui, por toda área. Ficava até difícil você escolher qual você combatia. Então, a gente procurou fazer a segurança das casas, da sede central do haras. E a gente acabou dividindo as equipes para cada uma ficar combatendo. Mas de onde veio o foco mesmo… A proporção foi muito grande, aqui no local, como dá para ver pelas imagens do drone. A gente prioriza primeiro as vidas, então a gente tem as residências. Então, a gente conseguiu fazer esse combate, esse fogo rápido, junto com o Corpo de Bombeiros e, graças a Deus, não teve nenhuma vítima fatal aqui no local”.
Incêndios em outras cidades
Em Santa Isabel, o fogo abriu um clarão em meio a mata, as chamas subiram alto e a fumaça se espalhou. Antônio Márcio de Jesus, que mora no bairro Jaguari, tem monitorado a situação do local, que, nos últimos dias, tem sido castigado pelo fogo. O município já decretou situação de emergência por causa dos incêndios florestais e está entre as cidades da Grande São Paulo com maior extensão de área devastada.
De acordo com os dados do programa queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), setembro registrou o maior número de focos de incêndios da última década, foram 80 mil casos. 30% a mais desde o início do monitoramento, superando a média histórica.
Incêndio Santa Isabel Jaguari
Antonio Márcio de Jesus/Arquivo pessoal
Em Mogi das Cruzes, somente o Corpo de Bombeiros recebeu 20 chamados de fogo em vegetação. Foram registrados focos no distrito de Sabaúna e também em Biritiba Ussú.
Guararema também foi atingida por queimadas na quarta. Um morador disse que a população fez os primeiros contatos com o Corpo de Bombeiros 12h24, mas viaturas só chegaram 13h12. Ainda segundo o morador, os bombeiros atenderam a ocorrência com sopradores por falta de água no caminhão. Logo depois da saída deles o incêndio voltou e mesmo com inúmeras tentativas de contato, o corpo de bombeiros não retornou. Ele disse também, que a prefeitura enviou um caminhão pipa já que a água das caixas das casas se esgotaram.
A TV Diário pediu uma posição para o Corpo de Bombeiros sobre a reclamação dos moradores em relação ao tempo de chegada no local e a solicitação de retorno, mas até o momento não houve resposta.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

Mais Notícias