4 de outubro de 2024

Incêndio que dura cinco dias em área de mata nativa de Amparo destrói plantações de cana e eucalipto

Fogo começou no sábado (28) e tem afetado a rotina de moradores de áreas próximas. Fogo atinge área de mata nativa em Amparo e moradores sofrem com a fumaça
O incêndio que atinge uma área de mata nativa de Amparo (SP) desde a noite de sábado (28), no bairro Areia Branca, chegou ao quinto dia. No início da tarde desta quinta-feira (3), a Defesa Civil confirmou que novos focos de incêndio foram encontrados e que do Corpo de Bombeiros tentam controlar as chamas.
📲Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
De acordo com a proprietária, o local tem 3,5 milhões de metros quadrados e a estimativa é que ao menos metade tenha sido destruída. Além da mata, plantações de eucalipto e de cana de um alambique também foram destruídos, como relata a empresária Viviane Baldin.
“São muitas pessoas envolvidas para tentar pagar com material, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, vizinhos. Todos nós estamos muito empenhados em apagar, mas é quase impossível. A gente perde o controle, o emocional, o físico, porque tem pessoas que já estão há cinco dias no controle do fogo, para tentar salvar a propriedade”.
“São fontes de renda isso aqui, sem falar o número de animais mortos. São cenas que eu não quero nunca mais ver na minha vida”.
Incêndio em área de mata nativa de Amparo
Reprodução/EPTV
Força-tarefa
A área atingida pelo fogo é de difícil acesso. Por isso, um caminhão-pipa leva água até um determinado ponto e brigadistas utilizam baldes para encher as bombas que são usadas para controlar as chamas. Ao menos 150 mil litros de água de um lago foram usados, sem contar nos 4,1 mil litros despejados em 11 lançamentos do helicóptero Águia.
Os moradores que residem no entorno estão sendo afetados pela cortina de fumaça da queimada. Um hotel precisou suspender as atividades até a próxima semana e os funcionários tentam ajudar a conter o fogo. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil continuam no local e uma nova reunião deve ser realizada nesta quinta (3) para discutir o problema.
Incêndio em área de mata nativa de Amparo destrói plantações de cana e eucalipto
Reprodução/EPTV
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.

Mais Notícias