21 de setembro de 2024

Incêndios deixam o ar insuportável em cidades do Norte do Brasil

Segundo o governo de Manaus, dos 62 municípios do sul do estado, 22 estão em situação de emergência por causa dos focos de incêndio em várias partes da Região Norte. Estados do Norte sofrem com os focos de incêndio
No Norte do Brasil, incêndios estão deixando o ar insuportável em muitas cidades.
Mais uma vez, Manaus amanheceu cinza. No Rio Negro, navegar era um desafio para poucos. Segundo o monitoramento do governo do Amazonas, em um ponto, a qualidade do ar é considerada péssima. Embaixo, está o Rio Negro. Na frente, está a estrada que dá acesso à região metropolitana; e, atrás, está Manaus. E o que se consegue ver é apenas uma densa nuvem de fumaça.
Incêndios deixam o ar insuportável em cidades do Norte do Brasil
Reprodução/TV Globo
Segundo o governo, dos 62 municípios do sul do estado, 22 estão em situação de emergência por causa dos focos de incêndio em várias partes da Região Norte. Seiscentos homens estão trabalhando na região. A principal dificuldade é de acesso.
“A picape leva o mais próximo possível. A partir daí, são mochilas com água, mochilas costais com 20 litros de água e abafadores. E vamos caminhando mais 30, 40 minutos até o local e realizamos o combate durante horas e horas”, diz o coronel Reinaldo Menezes, subcomandante dos Bombeiros/AM.
Incêndios deixam o ar insuportável em cidades do Norte do Brasil
Reprodução/TV Globo
Os órgãos de fiscalização afirmaram que a antecipação do período de seca fez com que as queimadas começassem com pelo menos dois meses de antecedência. Isso se reflete nos números. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Inpe, só em agosto foram registrados 28 mil focos de incêndio no bioma Amazônia – quase o dobro do mesmo período de 2023.
No Acre, a capital Rio Branco também está coberta pela fumaça dos incêndios. O estado já superou os números registrados em agosto de 2023.
No Acre, a capital Rio Branco também está coberta pela fumaça dos incêndios
Reprodução/TV Globo
Em Rondônia, o governo declarou estado de emergência por causa da fumaça, que atinge cidades do estado, principalmente a capital Porto Velho. Já o governo do Pará decretou emergência ambiental no estado, proibindo o fogo para a limpeza de áreas rurais e manejo de pastagens.
Em Rondônia, o governo declarou estado de emergência por causa da fumaça
Reprodução/TV Globo

Mais Notícias