A meta é reunir mais de 30 Associações e/ou Cooperativas entre Quilombolas e Quebradeiras de Coco Babaçu, ofertar cerca de 70 atividades A 2ª Feira Maranhense da Agricultura Familiar (FEMAF), que acontece de 04 a 07 de dezembro na Lagoa da Jansen em São Luís, se destaca pelo incentivo à qualificação e apresentação de inovações tecnológicas para os agricultores e agricultoras familiares. Durante quatro dias, os participantes: quilombolas, indígenas, quebradeiras de coco babaçu, produtores e produtoras rurais terão acesso a espaços como o do Conhecimento, Tecnológico, Comercialização, Cidadania, Artesão, Gastronômico, Institucional e Cultural. Oportunizando a construção de uma rede que fortaleça ainda mais a agricultura familiar no Estado do Maranhão com a disponibilização de mais de 280 opções de produtos a serem comercializados.
Espaço do Conhecimento da FEMAF incentiva a qualificação e acesso às inovações tecnológicas
Divulgação/FEMAF
A FEMAF é uma promoção do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar, e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste, cooperação do GIZ e Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM). A partir desse ano, a Feira passa a integrar o a o Circuito das Feiras da Agricultura Familiar do Nordeste.
O Governo do Maranhão já contabiliza investimentos no montante de R$ 10 milhões, aproximadamente, em pesquisas na área, nos últimos anos. “Ao longo da FEMAF 2024, principalmente nos espaços do Conhecimento e de Inovação Tecnológica, o agricultor terá acesso de conhecimentos que impactem positivamente em sua produção, mas respeitando todo o saber tradicional”, explicou o Secretário de Estado da Agricultura Familiar, Bira do Pindaré.
São mais de 60 cursos ofertados nas mais diversas áreas. O objetivo é aprimorar conhecimento, mantendo os saberes ancestrais.
Divulgação/FEMAF
A exemplo do que aconteceu na primeira edição da Feira, em 2023, a estrutura apresentada pela FEMAF 2024, também é ampla e oportuniza visibilidade à produção agrícola familiar. A meta é reunir mais de 30 Associações e/ou Cooperativas entre Quilombolas e Quebradeiras de Coco Babaçu, ofertar cerca de 70 atividades como palestras, oficinas, painéis, rodas de conversa, minicursos e lançamentos de livros. A organização dos cursos estima reunir mais de mil inscritos superando as 870 inscrições registradas em 2023.
Nesses espaços de aprendizagem, os participantes são contemplados com uma diversidade de estudos que tratam de atributos biológicos do solo, sustentabilidade, agroecologia, viabilidade de sementes, carbono, avicultura, apicultura, aquicultura, pesca artesanal, mercado leiteiro e pasteurização, mitilicultura, horticultura, sistemas agroflorestais e silvicultura. Os treinamentos serão realizados durante todo o dia, com carga horária de 8hs, e é dirigido a agricultores, estudantes, instrutores e assistentes técnicos que atuam no desenvolvimento da agricultura familiar no Maranhão.
Os trabalhos também abordam políticas públicas, tecnologia, robótica, economia, geoestatística, educação no campo, empreendedorismo, cooperativismo, comunidades quilombolas, conflitos e regularização fundiária, questão hídrica, compras públicas, saúde, direito e história e segurança alimentar.
Nesses espaços estarão reunidas instituições que trabalham em rede e implementam a execução das políticas públicas para o setor. A FEMAF 2024 reuni mais de 110 autoridades Federais, Estaduais, Municipais, Movimentos Sociais e Universidades.
Serviço:
– O que: 2ª Feira Maranhense da Agricultura Familiar (FEMAF)
– Datas: 04 a 07 de dezembro de 2024
– Horário: Das 8h às 22h (início às 15h no dia 04)
– Local: Avenida Prof. Mário Meireles (Lagoa da Jansen), entre a Arena de Beach Soccer e o acesso ao Mirante da Lagoa, São Luís, MA.