Em nova rodada da pesquisa Quaest, eleitores responderam qual a característica mais importante para votar em um vereador. Urna eletrônica
Reprodução
Representar uma região ou bairro é critério mais importante para eleitores de Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo na hora de escolher em qual candidato a vereador vão votar do que a indicação de parentes ou amigos.
Os dados são de pesquisas Quaest divulgadas na segunda-feira (30). O primeiro turno da eleição municipal de 2024 acontece no domingo (6).
Os eleitores responderam qual a característica mais importante para votar em um vereador. Nas quatro cidades, “representar sua região ou bairro” foi a resposta mais escolhida: 23% em São Paulo, 24% em Belo Horizonte e Rio de Janeiro, 25% em Recife.
A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos em São Paulo e de 3 pontos nas demais cidades.
São Paulo
Paraisópolis, em São Paulo,
GETTY IMAGES/via BBC
Em São Paulo, o traço mais importante para a maior parte dos entrevistados foi representar sua região ou bairro (23%). Outros 16% afirmaram que o mais importante é o vereador ter a mesma opinião que os eleitores. A terceira característica mais citada, lembrada por 14% dos entrevistados, é a de que o legislador seja bom e experiente.
SP: para 23% dos eleitores, característica mais importante do vereador é representar região ou bairro
Rio de Janeiro
O bairro de Copacabana com a praia ao fundo é o que mostra o internauta Diego Fontes
Diego Fontes/VC no G1
No Rio, o traço mais importante para a maior parte dos entrevistados foi representar sua região ou bairro (24%). Outros 18% afirmaram que o mais importante é o vereador ser um legislador bom e experiente. A terceira característica mais citada, lembrada por 14% dos entrevistados, foi compartilhar das opiniões do eleitor.
Rio: para 24% dos eleitores, característica mais importante do vereador é representar região ou bairro
Belo Horizonte
Praça da Estação, em Belo Horizonte
Rogério França/ PBH/ Flickr PBH
Em Belo Horizonte, o traço mais importante para a maior parte dos entrevistados foi representar sua região ou bairro (24%). Outros 21% afirmaram que o mais importante é o vereador ser um legislador bom e experiente – o que representa empate no limite da margem de erro.
A terceira característica mais citada, lembrada por 18% dos entrevistados, foi compartilhar das opiniões do eleitor.
Recife
Chuva no Centro do Recife
Reprodução/TV Globo
No Recife, o traço mais importante para a maior parte dos entrevistados foi representar sua região ou bairro (25%). Outros 18% afirmaram que o mais importante é o vereador ser um legislador bom e experiente. A terceira característica mais citada, lembrada por 10% dos entrevistados, foi compartilhar das opiniões do eleitor.
Recife: para 25% dos eleitores, representar região ou bairro é característica mais importante na escolha de vereador
Metodologia
Belo Horizonte – A Quaest, contratada pela Globo, realizou 1.002 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 27 e 29 de setembro. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número MG-09740/2024.
Recife – A Quaest, contratada pela Globo, realizou 900 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 27 e 29 de setembro. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número PE-04873/2024.
Rio de Janeiro – A Quaest, contratada pela Globo, realizou 1.140 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 27 e 29 de setembro. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número RJ-00566/2024.
São Paulo – A Quaest, contratada pela Globo, realizou 1.800 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 27 e 29 de setembro. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número SP-01233/2024.