Adolescente foi resgatada pelo Samu e o Ciopaer nessa quarta-feira (24). Indígena estava na Aldeia Santa Rosa, que fica na Terra Indígena Riozinho, em Assis Brasil. Indígena estava há dois em trabalho de parto e foi resgatada de helicóptero pelo Ciopaer
Arquivo/Secom
Uma adolescente indígena, de 14 anos, foi resgatada por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Centro Integrado de Operações Aéreas do Acre (Ciopaer). A jovem estava grávida e precisava ser transferida para Rio Branco para ter o bebê.
A criança nasceu na Maternidade Bárbara Heliodora de parto normal. Segundo o governo, que divulgou o caso nesta quinta-feira (25), mãe e filho passam bem.
O resgate começou na terça (23) e só terminou nessa quarta (24) na Aldeia Santa Rosa, que fica na Terra Indígena Riozinho, às margens do Rio Iaco, em Assis Brasil, interior do Acre.
Ainda segundo as informações do governo, a equipe de resgate foi informada de que a adolescente estava há dois dias em trabalho de parto. Foi montada uma equipe em Rio Branco com agentes do Ciopaer e médicos do Samu para buscar a menor.
Mudanças climáticas atrasaram o resgate em uma aldeia de Assis Brasil, interior do Acre
Arquivo/Secom
Ao sair da capital, a equipe destacou que não havia previsão de chuva e o tempo estava aberto. Contudo, durante o deslocamento o tempo mudou e o helicóptero não conseguiu pousar e precisou mudar a rota.
A aeronave pousou em uma fazenda próxima da aldeia. Após cerca de uma hora e meia de espera, os servidores do Samu e do Ciopaer conseguiram seguir viagem e chegar até a comunidade.
A adolescente foi estabilizada e acomodada na aeronave para seguir viagem para a capital acreana. Porém, novamente, a mudança no tempo impediu a viagem e a equipe pousou o helicóptero em outra fazenda próxima da comunidade, onde passaram a noite.
O resgate foi concluído no início da noite dessa quarta quando a equipe chegou em Rio Branco.
Reveja os telejornais do Acre