9 de janeiro de 2025

Indústria de fundição do centro-oeste paulista se moderniza e expande produção

Com 70 anos de história, Fundição Jacto investe em tecnologias de ponta, atrai novos talentos e mira em clientes de diferentes segmentos. A Fundição Jacto atende diferentes mercados
Jacto/Divulgação
A indústria de Fundição é uma das mais antigas e importantes para o setor industrial. Isso porque praticamente todos os produtos industrializados dependem de alguma forma da indústria de fundição, que é de onde saem os produtos metálicos que compõem motores e vários outros tipos de equipamentos. Estradas de ferro e estruturas de metal para construção civil também são exemplos da importância de materiais fundidos no desenvolvimento de empresas e cidades.
Segundo dados da Associação Brasileira de Fundição (ABIFA), a produção desse mercado no Brasil chega a 2,97 milhões de toneladas por ano, e emprega diretamente em torno de 63 mil pessoas, movimentando uma grande rede de produção. A estimativa é que o setor movimente cerca de US$ 8,4 bilhões por ano na economia do país.
Com 70 anos de história, a Fundição Jacto é um grande exemplo da perpetuação dessa atividade. Localizada na cidade de Quintana (SP), a empresa atende diferentes mercados, como o de máquinas agrícolas e veículos automotivos, passando por equipamentos para academia de ginástica, área náutica e maquinário para limpeza. Criada primeiramente para atender as empresas do Grupo Jacto, na região do centro-oeste paulista, a empresa hoje tem em sua carteira de clientes companhias de diferentes segmentos, cada um com suas particularidades.
“A Fundição Jacto pode ser considerada uma referência no setor. Dispomos de ambientes virtuais e equipamentos robóticos que aliviam os colaboradores de uma operação penosa e perigosa. Ao menos 70% das atividades já contam com automatização. Outro diferencial é a criação de projetos totalmente customizados aos clientes, o que promove desde a elaboração do produto até a entrega final. Nosso alto critério de qualidade é o que nos torna competitivos no mercado”, comenta Alexandre Gonçalez Rodrigues, gerente da Fundição Jacto.
Outra mudança significativa no ambiente de fundição diz respeito à presença de trabalhadores mais jovens, o que pode ser explicado justamente pela modernização do setor.
“Trabalhamos em três frentes de engenharia: projetos, que planeja o produto; processos, que materializa as ideias; e a autoria de qualidade, que avalia se o produto está de acordo. Assim como ocorre em outras indústrias, a busca é por colaboradores mais qualificados. A força física ainda é necessária em alguns momentos, porém em menor intensidade”, avalia Rodrigues.
No caso da Fundição Jacto, a mudança no perfil dos trabalhadores tem sido natural. Os investimentos realizados na estrutura da companhia a tornaram mais atraente para a chegada de profissionais diversos.
“Começamos um movimento em 2021 de empregar tecnologias de ponta na concepção das peças para maior qualidade dos produtos. Temos um laboratório onde realizamos a análise de areia, teste metalográfico, controle dimensional e avaliação das propriedades mecânicas do produto. Tudo operacionalizado por equipe interna, altamente capacitada”, afirma Rodrigues.
120 funcionários integram a Fundição Jacto
Jacto/Divulgação
Os aportes realizados tanto em maquinários como em pessoas, especialmente treinamentos de capacitação em software, permitiram à Fundição Jacto mais agilidade e qualidade na produção. A equipe de engenharia é envolvida desde o auxílio técnico na concepção do produto até o atendimento do pós-venda.
Outro ponto que diferencia a Fundição Jacto de outras indústrias do segmento está no seu modelo e processo logístico.
“Dependendo do horário em que o pedido é feito e a distância, temos a capacidade de enviar peças em até 24 horas”, ressalta Rodrigues.
Atualmente, a Fundição Jacto conta com 120 funcionários e possui capacidade de produção de até 450 toneladas por mês em ferro fundidos (nodulares, cinzentos e brancos) entre 5kg e 45 kg. Com certificação de qualidade NBR ISO 9001:2015, a Fundição se prepara agora para conquistar a certificação ISO 14000 que estabelece diretrizes relacionadas à gestão ambiental.
Conheça a Fundição Jacto.

Mais Notícias