Foi indicada dieta líquida e pastosa enquanto se recupera do procedimento e se prepara para a próxima etapa, prevista ainda para este mês. Influencer que perdeu lábio em harmonização com PMMA conta como é alimentação
A influencer Mariana Michelini tem relatado, nas redes sociais, o processo de recuperação que enfrenta em Santa Catarina após cirurgia de reconstrução da boca.
Em vídeo publicado por ela logo depois do procedimento (assista acima), comemorou conseguir ingerir alimento pastoso. “Consegui comer”, legendou.
✅ Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Mariana perdeu o lábio por consequência de um procedimento de harmonização facial com PMMA, em 2020 no interior de São Paulo, onde mora. Ela conta que foi enganada sobre o material usado para o preenchimento.
Na última quinta-feira (13), passou pela segunda etapa de reconstrução do rosto em Araranguá, no Sul catarinense. Neste domingo, enquanto se recupera e aguarda a etapa seguinte em um hotel da Grande Florianópolis, mostrou como tem se alimentado.
“Encontrei no iFood um lugar que faz sopa de legumes com carne e tem açaí, também. Pedi para bater a sopa. Está bem líquida, então pedi canudo e concha. Uma delícia”, descreveu.
Ao g1 disse que faz regime líquido e pastoso neste momento, enquanto se recupera e aguarda o próximo procedimento, que deve ocorrer ainda neste mês. Falou, também, que não sabe em que momento voltará para a alimentação com sólidos.
Enganada
A influencer Mariana Michelini, de Matão, nas imagens da esquerda para a direita, 1- outubro de 2020, antes da harmonização, 2 – maio de 2021 com a harmonização, 3 – outubro de 2023 sem o lábio superior e 4 – janeiro de 2024, após 1ª cirurgia de reconstrução
Arquivo pessoal
Segundo Mariana, há quatro anos, quando realizou um preenchimento labial pela primeira vez, foi enganada. Em vez de ácido hialurônico, que é absorvido pelo organismo com o tempo, uma substância permanente foi injetada, à época sem conhecimento dela.
Meses depois, houve inflamação e ela precisou retirar o lábio superior. Só então ela descobriu que o procedimento feito em Matão (SP), ocorreu com uso da substância definitiva e tem forma de microesferas plásticas.
O uso do produto para fins estéticos, apesar de ser liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não é recomendado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Sua venda não é restrita, de modo que profissionais não médicos podem fazer aplicações.
Reconstrução
O procedimento realizado na última quinta focou na restauração da lateral direita do lábio superior. O responsável foi o cirurgião bucomaxilofacial Raulino Brasil, que usou um retalho da língua da paciente como enxerto.
Todas as etapas ocorrem no hospital de Raulino, a partir de um projeto que opera casos do tipo sem custo.
Início da restauração: o processo de restauração começou em dezembro de 2023, segundo Raulino, com o preenchimento central do lábio superior usando parte do lábio inferior.
Segunda etapa: restauração da lateral direita do lábio superior com enxerto pediculado.
Terceira etapa: o mesmo processo de enxerto pediculado será feito para reconstrução do lado esquerdo do lábio.
Última etapa: o lábio inferior (onde um pedaço foi tirado na 1ª cirurgia) será reconstruído com tecido da base da língua.
✅ Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias