9 de janeiro de 2025

INFOGRÁFICO mostra a corrida eleitoral entre democratas e republicanos nos EUA ao longo da história


Desde o século 18, mais republicanos assumiram a presidência, embora os democratas terem ficado mais tempo no poder. EUA se preparam para eleger o 47º presidente da história.
Os Estados Unidos vão eleger o 47º presidente nas eleições nesta terça-feira (5). Se o republicano Donald Trump vencer, será a segunda vez na história que um ex-presidente retorna ao cargo após quatro anos fora da Casa Branca. Por outro lado, se a democrata Kamala Harris for eleita, o país terá sua primeira mulher presidente.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Ao longo da história, os Estados Unidos tiveram 46 presidentes. Há mais de 170 anos, os partidos Democrata e Republicano se revezam no poder. O primeiro presidente norte-americano, George Washington, não tinha partido quando assumiu o cargo.
Depois de Washington, o país foi governado nove vezes por lideranças de partidos atualmente extintos, como o Federalista, o Democrata-Republicano e o Whig. Todas essas legendas se dissolveram no século 19.
Em 1850, Millard Fillmore se tornou o último presidente a assumir o cargo pertencendo a um partido diferente do Democrata ou Republicano. Ele era integrante do Whig e assumiu a presidência após a morte de Zachary Taylor, que também fazia parte da legenda. A partir daí, se consolidou o domínio bipartidário.
Os democratas se firmaram como o partido com o maior número de presidentes dos Estados Unidos até o fim do século 19. No entanto, os republicanos passaram a liderar a contagem a partir de 1897, quando William McKinley foi eleito.
Até 2024, 19 republicanos assumiram a presidência, enquanto 16 democratas ocuparam o cargo. Mesmo com mais presidentes, os republicanos passaram menos tempo no poder: 92 anos, contra 96 dos opositores.
Essa diferença se deve a alguns fatores, como:
Quatro presidentes republicanos morreram durante o mandato, e um renunciou. Em todos os casos, exceto o de Abraham Lincoln, os mandatários foram substituídos por membros do mesmo partido.
Os republicanos tiveram mais mandatos únicos que os democratas.
Os democratas passaram 20 anos consecutivos no poder na primeira metade do século 20. Franklin D. Roosevelt foi reeleito mais de uma vez — o que era permitido pela legislação da época — e governou o país por 12 anos.

46 presidentes, mas 45 pessoas no poder
O atual presidente, Joe Biden, é o 46º dos Estados Unidos. No entanto, apenas 45 pessoas diferentes ocuparam o cargo ao longo da história. Essa discrepância é explicada por um único nome: Grover Cleveland.
Em 1885, Cleveland assumiu seu primeiro mandato pelo Partido Democrata, tornando-se o 22º presidente. Ele tentou a reeleição em 1888, mas foi derrotado pelo republicano Benjamin Harrison — que se tornou o 23º presidente.
Cleveland voltou a concorrer em 1892 e venceu, tornando-se o único presidente a retornar ao cargo após um intervalo. Como ele não foi reeleito em mandatos consecutivos, a Casa Branca resolveu contá-lo duas vezes na lista de presidentes.
Sendo assim, Cleveland ostenta os títulos de 22º e 24º presidente dos Estados Unidos.
Donald Trump poderá ser o segundo a conseguir esse feito se vencer as eleições deste ano. Se isso acontecer, ele será considerado o 45º e o 47º presidente dos Estados Unidos, conforme a contagem oficial da Casa Branca.
Joe Biden discursa na Casa Branca
Kevin Lamarque/Reuters
O que é o colégio eleitoral nas eleições americanas
VÍDEOS: mais assistidos do g1

Mais Notícias