Número indica aumento em relação a 2019, quando 35% dos veículos registrados na cidade estavam irregulares. Detran aponta aumento na quantidade de veículos sem licenciamento em Campinas
Ao menos 39% da frota de veículos de Campinas (SP) está com o licenciamento vencido. O número corresponde à situação de mais de 365 mil automóveis em junho deste ano e indica um aumento em relação a 2019, quando o índice era 35% (veja o gráfico abaixo).
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Os dado foram enviados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) a pedido da EPTV, afiliada da TV Globo. Andar com o licenciamento vencido é considerado infração gravíssima, com aplicação de multa e possibilidade de recolhimento do veículo para o pátio.
Segundo a Emdec, empresa responsável pelo trânsito na metrópole, penalidades como essas foram aplicadas em 84 fiscalizações, de janeiro a 16 de agosto, envolvendo a Polícia Militar e a Guarda Municipal. O valor da multa é de R$ 293,47.
3.655 multas aplicadas em fiscalizações
983 carros recolhidos para o pátio em fiscalizações
209 veículos levados para o pátio em outras ocasiões
No pátio da cidade, atualmente, há 2,5 mil veículos apreendidos. Desses, ao menos 60% possuem irregularidades envolvendo o licenciamento. Há, ainda, um carro com mais de R$ 1,2 milhão em multas por conta dessa e outras infrações.
O aumento no total de veículos sem licenciamento não é exclusividade de Campinas. Segundo o Detran, o cenário ocorre de maneira geral em todo o estado de São Paulo. Para o economista Fabrício Pessato, manter uma boa organização do orçamento familiar pode evitar o problema. “As pessoas têm que fazer seu orçamento familiar, colocar na ponta do lápis”.
“A pessoa, fazendo esse planejamento familiar, colocando isso em aplicativo ou planilhas eletrônicas, as pessoas conseguem ter uma noção muito clara do quanto elas têm de receita e o quanto elas vão gastar. Se elas não fizerem isso, a tendência de gastar por impulso, sem pensar, de forma irracional, é muito grande”.
Como regularizar
É possível resolver toda a parte documental para a liberação de veículos apreendidos no pátio pelo Chatbot da Emdec. O atendimento é feito pelo WhatsApp (19) 3731-2910. Optando por este meio de atendimento, o proprietário ou procurador pode comparecer ao pátio apenas para a retirada do veículo, sem precisar de senha ou enfrentar fila, em processo que costuma durar poucos minutos.
Pátio de veículos da Emdec, em Campinas
Vanderlei Duarte/EPTV
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.