24 de janeiro de 2025

Inmet emite alerta amarelo de perigo para tempestade no litoral de SP


Segundo meteorologista da Defesa Civil de Santos, Franco Cassol, são esperadas pancadas de chuva. Pode haver pancadas de chuva até a manhã de sexta-feira (24)
Vanessa Rodrigues/Jornal A Tribuna
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de perigo potencial para tempestade que abrange a Baixada Santista, no litoral de São Paulo. O aviso vale até 10h de sexta-feira (24).
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
O meteorologista Franco Cassol, da Defesa Civil de Santos, explicou ao g1 que uma massa de ar mais quente atuou sobre a região Central e Sudeste do Brasil no fim de semana, persistindo até a quarta-feira (22). No período, as altas temperaturas que beiraram os 40°C.
O aviso do Inmet, que considera diversos estados brasileiros, inclui chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos de 40 a 60 km/h.
Segundo Cassol, no entanto, a previsão é de chuvas passageiras para a Baixada Santista até a manhã de sexta-feira. “Pancadas em alguns momentos. Dificilmente vai gerar uma chuva volumosa”, afirmou o meteorologista.
Baixada em Pauta: Franco Cassol, meteorologista, é o convidado da semana
Ainda segundo o Inmet, nesta quinta-feira as temperaturas mínima e máxima ficaram entre 21°C e 28°C em Santos. Conforme o aviso de tempestade, é baixo o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
“Já deu uma amenizada na temperatura, não cai muito mais do que isso por enquanto. Para hoje [quinta-feira], são instabilidades típicas de verão. Assim como ocorreu ontem [quarta-feira], em que se formaram nebulosidades a partir da tarde e chegou a ter um pouco de chuva”, disse Cassol.
Veja instruções do Inmet:
Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Mais Notícias