Alerta é válido até às 15h desta segunda-feira (2). Veja como se proteger em temporais e telefones de emergência. Paraná está sob alerta de tempestade
Gilson Abreu/AEN
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo apontando risco de tempestades em quase todo o Paraná nesta segunda-feira (2).
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Segundo o Inmet, até às 15h de segunda-feira há a possibilidade de haver ventos de até 100 km/h, queda de granizo e chuva de até 60 milímetros por hora ou 100 mm por dia.
Com isso, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos, alerta o Instituto.
Leia também:
Roncador: Criança anda mais de 3 km para pedir socorro após carro cair em represa
Acidente: Motorista que morreu em batida que partiu carro ao meio era jovem advogado
Festa: ‘Primeiro show que fui na vida foi dele’, diz debutante que teve apresentação de Luan Santana no aniversário
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), na terla-feira (3), a instabilidade permanece no estado, ainda com influência do deslocamento da frente fria.
“Umidade e calor, a partir do Paraguai e Mato Grosso do Sul, favorecem na manutenção de nebulosidade na altura do estado e chuvas, enquanto as temperaturas apresentam uma elevação mais lenta”, diz o órgão.
Já na quarta-feira (4), há um afastamento progressivo da nebulosidade do Paraná para São Paulo, mas ainda com registro de chuva no norte do estado.
Como se proteger de tempestades
Em caso de emergências, informações devem ser consultadas junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. Problemas relacionados a cortes no fornecimento de energia e quedas de postes devem ser relatados à Copel pelo telefone 0800 51 00 116. Veja dicas de como se proteger:
Mantenha distância de locais onde haja fios rompidos ou postes quebrados;
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
Não estacione veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda;
Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
Orientações para desastres específicos, como vendavais, chuvas de granizo, deslizamentos, inundações, alagamentos, enxurradas e tempestade de raios podem ser consultados no site da Defesa Civil.
Acesse neste link
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias em g1 Paraná.