Foram registrados 76 mm de acumulado de água em Itacaré, cidade famosa pelas praias paradisíacas, cachoeiras e boas ondas para surf. Chuva faz estragos no sul da Bahia
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste sábado (11) um alerta laranja de chuvas intensas em praticamente toda a Bahia. Em cidades do sul do estado, como Itacaré, os ventos fortes e o acumulado de água já causaram estragos.
📍 Em Itacaré, alagamentos e diversas quedas de árvores foram registrados na sexta-feira (10). De acordo com a prefeitura, apenas durante a noite o acumulado de chuva foi de 76mm.
Os alagamentos foram registrados inclusive em pontos da Rua da Pituba, a mais frequentada por turistas que estão a passeio na cidade. O local conta com diversos restaurantes, bares e lojas.
📍 A cidade de Itajuípe foi a que registrou o maior acumulado de água na sexta-feira: 108 milímetros. Diversas ruas ficaram alagadas, mas não há registros de feridos, nem desabrigados. Segundo a prefeitura, diversos bueiros estavam entupidos, o que intensificou os alagamentos.
📍 Em Itororó, as ruas viraram verdadeiros rios. Não há registros de desabrigados, nem desalojados.
📍 Ubatã registrou pouco mais de 30 mm de chuva, o que não é considerado um número alto. O problema, segundo a prefeitura da cidade, é que o acumulado aconteceu em poucas horas, o que também causou alagamentos.
Estragos causados pelas chuvas em Itacaré
Prefeitura de Itacaré
Na manhã de sexta-feira, outras cidades baianas já tinham registrado prejuízos causados pelo temporal. Em Jaguaquara, no sudoeste do estado, moradores ficaram desabrigados.
Segundo a prefeitura, ainda não há um número fechado de famílias afetadas, pois o levantamento está em execução. Conforme relatos e vídeos compartilhados nas redes sociais, bastou menos de uma hora de chuva intensa para que o nível da água subisse rapidamente.
Alerta laranja de chuvas
Inmet emite alerta laranja de chuvas intensas no Inmet
Inmet
De acordo com o alerta do Inmet, a previsão é que o cumulado de chuva possa chegar a 100 mm por dia e os ventos, entre 60 e 100 km/h.
Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Por isso, não é recomendado se abrigar debaixo de árvores, nem estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Em casos de risco de desabamento ou deslizamento de terra, é possível pedir ajuda através dos números da Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
LEIA TAMBÉM:
Salvador: confira previsão do tempo neste final de semana
Feira de Santana e região: confira previsão do tempo neste final de semana
Essa reportagem está em atualização*
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻