7 de janeiro de 2025

Inmet emite alerta para novas elevações de temperatura no Brasil

Boa parte do país já pôde sentir nesta segunda-feira (11) os efeitos de mais uma onda de calor. A terceira só em 2024. Temperaturas vão ficar acima da média em 18 estados e no DF
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para novas elevações de temperatura no Brasil.
Boa parte do país já pôde sentir nesta segunda-feira (11) os efeitos de mais uma onda de calor; a terceira só em 2024. De acordo com a Organização Meteorológica Mundial, a onda de calor ocorre quando a temperatura máxima fica 5ºC acima da média por cinco dias ou mais. É o que está previsto para esta semana.
O que está chamando a atenção dos meteorologistas é que este período no Brasil já é de transição entre o verão e o outono, que começa oficialmente no próximo dia 20. Esta época, portanto, deveria ser de temperaturas mais amenas.
Uruguaiana (RS) está sendo atingida por onda de calor
JN
A região oeste do Sul do país deve ser a mais atingida. Uruguaiana, por exemplo, no Rio Grande do Sul, a média de março fica abaixo de 30ºC graus. Nesta semana, pode chegar a 36ºC. Nesta segunda, já fez calor na cidade.
“Eu adoro o verão, mas nessa situação essa velhinha já não gosta mais”, brinca uma idosa. “Dentro de casa só com ar condicionado e ventilador”, diz um rapaz.
Além do Rio Grande do Sul, a onda de calor atinge Santa Catarina, Paraná, oeste de São Paulo e Mato Grosso do Sul, onde as temperaturas podem chegar a 40ºC. Em Ponta Porã, a temperatura já bateu em 34,7ºC. Em Corumbá, mais ao norte, fez 38,5ºC.
“Tá demais de quente, muito quente mesmo. A gente já não tá nem mais aguentando essa quentura”, reclama idosa.
Em Mato Grosso do Sul, a temperatura pode chegar até os 40ºC
JN
“A gente tem um sistema bem característico, que causou ondas de calor ao longo do ano de 2023 e que está causando ao longo deste ano. É uma alta pressão que se estabelece, inibe a formação dessas nuvens de chuvas mais fortes, pode se dizer assim, e consequentemente eleva as temperaturas”, explica Guilherme Alves Borges, meteorologista da Climatempo.
Em toda a área laranja do mapa, que inclui 18 estados brasileiros e o Distrito Federal, a temperatura também deve subir de 3ºC a 5ºC acima da média.
“Tanto as mudanças climáticas quanto o El Niño influenciam nesses eventos de temperaturas mais elevadas”, afirma Guilherme.
18 estados brasileiros e o Distrito Federal devem ter temperaturas de 3ºC a 5ºC mais altas que a média
JN
LEIA TAMBÉM
Quando começa o outono? Veja previsão para os últimos dias de verão
Cidade de SP pode ter dia mais quente do ano nesta semana, segundo Inmet

Mais Notícias