Pelo segundo dia seguido, umidade deve ficar abaixo dos 12%, segundo Inmet. Ideal é que a umidade fique acima de 60%, aponta OMS. Sol sobe prédio do Congresso Nacional, em Brasília, no DF
TV Globo/Reprodução
Mais um dia de seca, mais um dia de desconforto para os moradores do Distrito Federal. A capital está em alerta vermelho de grande perigo para baixa umidade, entre 14h e 17h desta terça-feira (20), de acordo com o o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 🥵
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
De acordo com o instituto, a umidade relativa do ar deve ficar abaixo dos 12%. O ideal é que a umidade fique acima de 60%, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
🔴 Além disso, o alerta vermelho indica risco de incêndios florestais e surgimento de problemas de saúde, como doenças pulmonares e dores de cabeça. Até o fim do dia, outros dois alertas vigoram no DF (ver detalhes abaixo).
Nesta segunda-feira (19), o DF registrou o dia mais seco do ano. A umidade relativa do ar chegou a 10%, e a média foi de 12%, de acordo com o Inmet. O índice mais baixo foi registrado nas estações meteorológicas de Brazlândia e do Gama.
Mais alertas
🟠 Das 13h às 18h: alerta laranja, quando há risco de incêndios florestais e surgimento de problemas de saúde como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
🟡Das 11h às 20h: alerta amarelo, quando a umidade fica entre 30% e 20% e tem baixo risco de incêndios florestais e à saúde. O aviso vai até às 20h.
Confira dicas para diminuir o desconforto durante a seca
🍶 Beba bastante líquido;
🏃🚫 Atividades físicas ao ar livre não são recomendadas;
☀️🙅 Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
☕ Evite bebidas diuréticas (café e álcool);
💧 Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.
☎️ Em caso de dúvidas, a orientação é buscar mais informações junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros, pelo número 193.
LEIA TAMBÉM:
FOTOS: Superlua azul ilumina céu do DF
SECA NO DF: ‘Quantos agostos JK passou aqui?’: Humorista reclama que ex-presidente não viveu seca no DF
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.