Com os últimos temporais, melo menos 58 mil raios atingiram o estado em apenas dois dias, segundo monitoramento da Energisa. Tocantins está encoberto pelos alertas de chuva amarelo e laranja
Divulgação/Inmet
Depois de dias de sol e muito calor, as chuvas voltaram a dar o ‘ar da graça’ para refrescar o clima tocantinense. Na previsão, há a possibilidade de mais temporais, já que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas, sendo um deles laranja, considerado como perigo em potencial.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Os alertas vão valer até as 10h desta sexta-feira (15) e pode o Instituto, pode chover até 100 milímetros por dia, com ventos intensos entre 60 e 100 km/h). Esse tipo de tempestade pode causar riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores ou alagamentos
Outra consequência são as descargas elétricas, por isso a população deve ficar em alerta. De acordo com balanço da Energisa, concessionária responsável pelo serviço de energia em municípios do estado, em apenas dois dias, mais de 58 mil raios caíram em solo tocantinense.
LEIA TAMBÉM:
Palmas teve fevereiro com chuvas bem acima da média histórica, diz Inmet
Na quarta-feira (13) a incidência foi de 42.473 raios. Até as 7h desta quinta-feira (14), mais 16.312 descargas caíram principalmente em Palmas, no sudeste e no norte do estado, informou a concessionária.
Nesta sexta-feira (15), Palmas vai ter temperatura até 34°C. Mas o dia pode terminar com muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, segundo o Inmet.
Confira as orientações da Energisa sobre o que não se pode fazer durante os tempestades:
Raios caíram nas regiões sul e central do Tocantins.
Reprodução/Rafael Batista
Evite contato com objetos de estrutura metálica, como fogões, geladeiras e torneiras, que estejam ligados à eletricidade.
Se estiver dentro de um carro durante uma tempestade, permaneça no veículo, pois oferece excelente proteção contra raios.
Evite tomar banho durante tempestades, pois há risco de choque elétrico em caso de raios na rede elétrica.
Desconecte todos os aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos das tomadas.
Durante uma tempestade, ao utilizar telefone fixo ou celular enquanto estiver carregando, um raio pode atingir as linhas de energia e telefonia na rua, causando sobrecarga na rede. Desligue o aparelho para evitar choques.
Evite locais abertos e superfícies planas, como campos de futebol, piscinas, rios ou mares. Se o seu corpo estiver no ponto mais alto da superfície, pode atrair um raio e sofrer uma descarga. Procure abrigo em um local seguro, mas não se esconda debaixo de árvores.
Não manipule equipamentos conectados à tomada, antena ou rede telefônica.
Em caso de fios elétricos partidos ou caídos na rua, mantenha distância.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.