5 de janeiro de 2025

Inscrições abertas para o I Festival de Documentários Cine Proa

Os interessados podem enviar filmes deste gênero até o dia 23 de junho. O festival vai ser realizado de 9 a 13 de outubro, em Orocó e Petrolina. Os filmes inscritos devem ter sido produzidos em Pernambuco e podem estar em qualquer formato, incluindo vídeos feitos com celulares, câmeras digitais e em película 16mm e 35mm.
Pexels
Estão abertas as inscrições para o I Festival de Documentários Cine Proa, que vai ser realizado de 9 a 13 de outubro, em Orocó e Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Os interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 23, com filmes do gênero documentário, finalizados a partir de janeiro de 2021 através de um formulário eletrônico.
Os filmes inscritos devem ter sido produzidos em Pernambuco e podem estar em qualquer formato, incluindo vídeos feitos com celulares, câmeras digitais e em película 16mm e 35mm, com duração máxima de 29 min para curtas-metragens e o tempo de 30 a 59 min para médias-metragens.
Além disso, as obras devem estar dispostas no YouTube, Vimeo ou outro provedor de aplicação de conteúdo público, em formato digital, com a indicação do endereço (link) da plataforma no formulário de inscrição, para acesso e visualização dos curadores.
A seleção dos filmes será realizada por uma comissão de curadores e os títulos escolhidos serão divulgados, oficialmente, no dia 15 de agosto de 2024. A premiação dos vídeos habilitados para a mostra será feita por filme selecionado, de acordo com a sua categoria: R$ 300 para curta-metragem e R$ 500 para média-metragem. Para mais informações sobre o Festival, basta acessar o regulamento da mostra, disponível no site oficial do projeto, ou na rede social do Cine Proa.
O projeto, realizado pela Abajur Soluções Artísticas, é uma mostra não-competitiva, com uma programação gratuita e acessível, incluindo exibições, discussões e atividades formativas.
“Esse é o primeiro Festival promovido pela Abajur Soluções e nosso objetivo é criar uma janela de exibição que contribua para a afirmação e renovação da tradição documental no interior de Pernambuco. Estamos bem empolgados e convidamos todos a celebrarem com a gente a primeira edição do Cine Proa”, acrescenta a produtora do Festival, Camila Rodrigues.
O Cine Proa conta com apoio da prefeitura de Petrolina e o incentivo da Lei Paulo Gustavo (LPG). E visa contribuir para a difusão e fortalecimento da produção de documentários, promovendo a discussão e o intercâmbio entre realizadores, público, estudantes e críticos.  
Vídeos: mais assistidos do Sertão de PE

Mais Notícias