Candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas da área de abrangência da Ufopa terão bônus de 20% nas notas do PSR. As inscrições para o PSR da Ufopa são online
Jonathan Lins/G1
Seguem abertas até o dia 17 de janeiro de 2025 as inscrições para o Processo Seletivo Regular (PSR) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Neste ano, serão ofertadas 1.520 vagas, sendo 1.204 nos cursos do Campus Santarém, 36 nos do Campus Alenquer, 72 vagas nos do Campus Monte Alegre, 64 nos cursos do Campus Oriximiná, 36 vagas em Itaituba, 72 nos cursos do Campus Juruti e 36 vagas no Campus Óbidos.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
As inscrições são gratuitas, e podem se inscrever candidatos que se submeteram ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em uma das edições de 2021 a 2024. Neste ano, o PSR oferta dois cursos novos: Medicina, no Campus Santarém, e Agronomia, em Monte Alegre, cada um com 40 vagas.
Bônus regional
Este ano a Ufopa ainda traz mais uma novidade no PSR, o “bônus regional”. Segundo a reitora da universidade, Aldenize Xavier, trata-se de uma bonificação de 20% nas notas do processo seletivo de quem cursou todo o ensino médio em escolas da área de abrangência da Ufopa. “Nosso objetivo é fortalecer a formação local e assim fixar esses profissionais na nossa região Oeste do Pará”. O bônus foi aprovado na reunião do Conselho Superior da Ufopa (Consun) em 27 de novembro de 2024.
Do total de 1.520 vagas ofertadas, a Ufopa reservará 760 para o sistema de ingresso por meio de cotas sociais, a serem preenchidas conforme critérios estabelecidos pela legislação: Lei nº 12.711/2012, Lei nº 13.409/2016, Lei nº 13.723/2023 e Lei nº 14.945/2024, além da Portaria Normativa nº 18/2012-MEC, alterada pela Portaria Normativa nº 2.027/2023-MEC.
O sistema de cotas assegura que cada curso/município priorize de forma exclusiva candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, em escolas comunitárias que atuem no âmbito da educação do campo conveniada com o poder público, em cursos regulares ou que tenham cursado integralmente o ensino médio no âmbito da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O sistema ainda beneficia quem tenha obtido certificado de conclusão com base no resultado do Enem, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino, desde que não tenham frequentado o ensino médio em escola privada, além de pessoas que se autodeclarem pessoas negras de cor preta ou pessoas negras de cor parda, ou pessoas indígenas, ou pessoas quilombolas e/ou pessoas com deficiência.
Sobre a habilitação
Para ter assegurado o direito à vaga, o candidato deverá cumprir os procedimentos e os prazos especificados nos editais de habilitação a serem disponibilizados na página do PSR 2025.
É de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento das publicações e divulgações referentes ao PSR 2025 da Ufopa no site oficial da instituição. Não serão aceitos documentos incompletos, rasurados e/ou ilegíveis.
O candidato impossibilitado de apresentar documento de identidade original por motivo de perda, furto ou roubo deverá apresentar boletim de ocorrência expedido em, no máximo, 30 dias.
Caso o candidato seja menor de idade, a habilitação deve ser realizada pelos pais ou responsável legalmente constituído. Será admitida a habilitação por terceiros, mediante procuração pública ou particular com firma reconhecida em cartório e documentos pessoais (RG e CPF) do procurador constituído para tal finalidade.
O candidato classificado na condição de cotista PcD deve apresentar-se à avaliação médica pericial, em conformidade com o edital de convocação a ser divulgado pela Diretoria de Registro Acadêmico (DRA).
O candidato que se autodeclarar para as cotas étnico-raciais será convocado presencialmente para submeter-se ao procedimento de heteroidentificação. Os candidatos devem acompanhar através da página oficial da Proen/Ufopa a convocação para os respectivos agendamentos, que deverão ocorrer em datas e horários a serem definidos em edital.
Para sanar dúvidas sobre o PSR 2025 da Ufopa, em Santarém, o interessado deve procurar a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen), localizada no Campus Santarém, Unidade Tapajós, Rua Vera Paz, s/n, Bairro Salé, CEP 68040-255, Santarém/PA, ou acesso por e-mail: psr@ufopa.edu.br.
Atendimento fora da sede
Para sanar dúvidas sobre o PSR 2025 nos campi regionais da Ufopa, os candidatos deverão dirigir-se a um dos endereços abaixo:
Campus Óbidos
Endereço: Avenida Prefeito Nelson Souza, s/nº, Bairro Perpétuo Socorro, e-mail: obidos@ufopa.edu.br
Campus Oriximiná
Endereço: Rodovia PA 254, nº 257, Bairro Santíssimo, e-mail: oriximina@ufopa.edu.br
Campus Itaituba
Endereço: Rua Universitária, s/nº, Bairro Maria Madalena, e-mail: itaituba@ufopa.edu.br
Campus Monte Alegre
Endereço: Travessa Major Francisco Mariano, s/nº, Bairro Cidade Alta, e-mail: academicacmal@ufopa.edu.br
Campus Alenquer
Endereço: Travessa Beatriz do Valle, s/nº, Bairro Independência, e-mail: alenquer@ufopa.edu.br
Campus Juruti
Endereço: Rua Vereador José de Sousa Andrade, 98, Bairro São Marcos/Próximo da Escola Municipal Maria Lúcia, e-mail: juruti@ufopa.edu.br
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região